terça-feira, março 07, 2006

Sobre direitos de autor.

Já não é a primeira vez que surgem equívocos sobre a autoria de algumas das imagens que edito neste blog e eu não gosto de equívocos. Explico-me: utilizo, ali e aqui, algumas imagens que não são minhas. Vou buscá-las ao banco royalty free da getty-images ou da wikipedia e não as credito da mesma forma que também não credito as fotografias minhas que vou editando pelo correr dos dias. No que respeita a imagens de figuras públicas, uso o que vem à rede sem problema nenhum. Ficam de qualquer forma avisados os ilustres visitantes que as rúbricas que se fundamentam na imagem são, para o bem e para o mal, obviamente, da minha inteirinha autoria (exceptuando o retrato de obras de arte que é originário de museus virtuais explicitamente rights-free).
Dito isto, que não me tomem, por favor, como um gajo de gostos piratas. Pago a minha música. Pago os meus filmes. Pago os meus livros. Não pago para estar aqui. E, assim sendo, entendo a blogosfera como uma causa comum sem fins lucrativos, nem legitimidade para rigores jurídicos deste irritante género. Obrigado pela atenção.