sábado, setembro 26, 2020

Haikus da Lagoa Mar.



 


Onde é que acaba a lagoa
e começa o oceano?
O Flamingo sabe.



__


Nas dunas,
estás noutro planeta.

Passa um turista.


__


O Atlântico bate na praia
como um pai violento
e embriagado.


__


Ruge e roga pragas
o oceano zangado.
Para quando a paz?


__


Até os meus cães sabem
que esta terra
não é deles.




 

A paisagem pede versos
e eu estou a ficar
sem tinta.


__


No coração do Atlântico Norte
nasceu a onda que agora rebenta
nos meus tímpanos.


__


Outubro e
os flamingos rumam a sul.
Não são parvos nenhuns.


__


Podes ser amado pelos deuses,
mas no café és maltratado
como toda a gente.


__


O haiku já está escrito.
Eu limito-me a procurar por ele
entre as dunas.






 

Durante a madrugada
rolam tractores na praia.
O Atlântico faz mais barulho.

__



Às vezes sinto a presença de Deus.
Mas é raro.


__


50 quilómetros de praia virgem
sem 50 horas de aviação.


__


As ondas hoje estão simpáticas.
Para quem não vai
ao banho.


__


Há pessoas que gostam de levar porrada.
Das ondas.






 

A sós com a natureza.
Borro-me de medo.


__


Insectos.
Ataques de mau feitio
da Mãe Natureza.


__



A rã coaxa. O grilo canta. O mar protesta.

O silêncio vence.


__


O mundo podia cair em apocalipse
que eu aqui
nem dava por ela.


__


Esqueci-me do casaco em Lisboa.
Nortada.







 

Tremo e vibro e vou com a maré
na Praia da Costa
de Santo André.