segunda-feira, outubro 26, 2020

Um Giro português e espectacular.

Acabou o Giro: João Almeida alcança melhor lugar de sempre para Portugal

Ontem, numa das etapas mais espectaculares do Giro e de toda a época ciclista, que acabou com os líderes Jai Hindley e Tao Geoghengan a terminarem com o mesmo tempo na classificação geral, a um dia do fim da prova (!), João Almeida mostrou quem é, atacou e terminou em quarto, ganhando 34 segundos aos seus directos concorrentes para o pódio, Kelderman e Bilbao.
Hoje, no contra-relógio que concluiu este alucinante Giro d'Itália, e onde Geoghengan fez a Sun Web pagar caro o erro de não ter obrigado Hindley a apoiar Kelderman - o líder da equipa e natural favorito à vitória - o João fez quarto na etapa e terminoui quarto na geral, ganhando os segundos necessários para ultrapassar Bilbao, o que é um feito extraordinário para o jovem ciclista português.
Este foi um Giro de sonho para as cores pátrias, já que o enorme Ruben Guerreiro, um atleta que faz completa justiça ao seu nome, garantiu a vitória na montanha, sendo o primeiro português na história a ganhar esta categoria em qualquer uma das três grandes voltas.
Mas independentemente do comportamento brilhante dos nossos valentes compatriotas, recomendo a toda a gente e principalmente àqueles que partilham comigo a paixão pela modalidade, que vejam a penúltima etapa desta edição do Giro d'Italia . É que foi uma espécie de verso homérico, poça.