quinta-feira, julho 24, 2025

Poema dos ladrões do asfalto.

Há no português contemporâneo uma vontade de ser espoliado, mal tratado e mal amado como um tóxico-dependente: todo um povo que passa a gado desde que o pasto esteja em promoção no Continente.


 

Casa Branca considera que Netanyahu, é “louco” e está fora de controlo.

A administração Trump está preocupada com os recentes ataques ordenados por Benjamin Netanyahu contra alvos do governo sírio e a única igreja católica de Gaza, considerando estas decisões "imprudentes" e referindo que o primeiro-ministro israelita está a agir "como um louco".



Wall Street Journal publica carta intrigante que supostamente Trump enviou a Epstein em 2003.

O Wall Street Journal publicou uma estranha carta, cuja autoria atribui a Trump, enviada a Epstein há mais de duas décadas. Trump negou a autoria, mas é na verdade o primeiro responsável pelo seu nome estar a ser arrastado na lama.



Corinto: um apóstolo que raciocina?

Em Corinto, João Nuno Pinto aprende engenharia com os estivadores helénicos e, como fez Paulo, debruça-se sobre o golfo e detém-se para pensar: numa cidade portuária onde reinava o deboche, evocar o amor e a verdade de Cristo será sempre a melhor estratégia.


Sobre a ingenuidade de americanos e o fado de portugueses.

Os americanos Natali e Clayton Morris, do dissidente canal Redacted, viveram em Portugal durante cinco anos e de vez em quando trazem o nosso país à baila da sua prosápia, porque são entusiastas de André Ventura e porque são mais ingénuos do que seria de esperar.


 


Ataque israelita à única igreja católica de Gaza mata três pessoas.

A Igreja Católica da Sagrada Família de Gaza, um santuário para muitos cristãos e muçulmanos, foi atingida por um ataque israelita que deixou três mortos e pelo menos 10 feridos, incluindo o padre Gabriel Romanelli.


 

Tulsi Gabbard desclassifica documentos secretos que revelam que a administração Obama fabricou narrativa de interferência russa nas eleições de 2016.

Tulsi Gabbard desclassificou documentos que provam sem margem para dúvida que a administração Obama cometeu crimes de traição e interferência eleitoral em 2016. Mas quem para além dela no executivo Trump estará interessado em levar estas provas às últimas consequências?


 

segunda-feira, julho 21, 2025

Autarquias britânicas pagam subscrições Netflix, contas de fast food e electrodomésticos a imigrantes ilegais.

Uma versão do DOGE, instituída pelo Reform UK de Nigel Farage, descobriu que as autarquias britânicas estão a gastar o dinheiro dos contribuintes em subscrições de streaming e compras na Amazon para imigrantes ilegais.


Já nem se fala mais nisso.


Esta é forte. E certeira como o raio.


Delfos: paganismo e propaganda.

João Nuno Pinto, meio adoentado, vai onde Paulo não foi, subindo a Delfos, sede do oráculo pagão, umbigo do mundo helénico, que acumulou poder e riquezas e ostenta ainda as marcas da sua glória, tanto como da sua missão propagandística.


 

 

Casa Branca recusa nomear um procurador especial para investigar o caso Epstein.

A Casa Branca confirmou que não vai nomear um procurador independente para investigar o caso Jeffrey Epstein, intensificando ainda mais as críticas que estão a ser dirigidas à administração americana pela forma como está a gerir este assunto.


 

EUA: Senadores propõem travão à publicidade das farmacêuticas, que pode arruinar as redes de TV mainstream.

Os senadores Bernie Sanders e Angus King apresentaram uma proposta de legislação que pretende proibir as farmacêuticas de promover medicamentos sujeitos a receita médica directamente ao consumidor final. Os EUA são um de dois países no mundo que permitem esta prática.


O império Click Bait.

Não foi uma má revolução, aquela que levou os media independentes ao poder. Mas os efeitos secundários não são propriamente saudáveis. Se um alienígena que não soubesse muito da realidade ontológica do planeta Terra tivesse acesso à minha conta do Youtube ia ficar assustado. Mas a verdade é que todos estes apelos ao click são espúrios, exagerados, erróneos, falsos ou meramente circenses. Reparem bem:













Da política às ciências, do desporto aos alienígenas, nada nem ninguém escapa ao apocalipse sensacionalista e quase temos saudades da CNN. 

O que me choca aqui é que todos estes youtubers já são mais que milionários do Youtube. Não precisam na verdade destes truques de banha da cobra para viverem muito acima daquilo que alguma vez sonharam. Mas continuam a insistir neste ritual dantesco para somar aos milhões que já ganharam mais milhões ainda, até que fiquem só com os milhões e falidos de qualquer tipo de credibilidade.

Porque o mundo não pode acabar todos os dias; porque a verdade sobre este ou aquele assunto não pode ser revelada de meia em meia hora de especulação; porque o Joe Rogan não vai desmascarar culto nenhum e o informador não vai revelar nada de significativo sobre o "controlo extraterrestre" e o Tucker Carlson, por muito que tente, não vai desmascarar os mascarados que puxam pelas rédeas do poder global em cinco minutos de um clip tirado fora do contexto; porque o terror das elites está muito para além do que o Russel Brand, que há cinco minutos atrás era um frequentador assíduo de orgias elitistas, pode imaginar; e é claro que a boa da Sabine Hossenfelder sabe perfeitamente que a nossa galáxia não está enfiada em nenhum buraco negro; e toda a gente com um frágil neurónio a funcionar percebe que ninguém vai prender o Barak Obama; e quem é adepto de ciclismo tem a consciência perfeita que a Jumbo Visma tudo tem feito para proteger e lançar o seu líder; e não é preciso esconder o rosto de Benjamin Netanyhau para sabermos que é um louco furioso que tem como objectivo permanecer no poder, mesmo que para isso seja preciso reduzir o Médio Oriente a cinzas; e não é de certeza o Tim Pool, dono de um QI de 52 pontos e senhor de um instinto jornalístico que projecta a redacção do Correio da Manhã para o Olimpo da ética mediática, que agora vai trazer às massas a verdade sobre o caso Epstein (e muito menos a sua sobrinha); e nem o bom do Rick Beato escapa à tentação de publicar um vídeo sobre os músicos que mais o impressionam no Instagram. No Instagram, essa pátria da música contemporânea. 

Por amor de Deus.

Vão chamar-me ingénuo, vão até, calculo, acusar-me de invejas. Mas muito sinceramente, eu acho apenas que quando chegam a um certo patamar de sucesso, a um certo paradigma de fama, a uma certa posição de poder, todas as pessoas são Fausto.

E é esse o problema do Ocidente: a invariável queda moral e espiritual dos seus protagonistas.

domingo, julho 20, 2025

Nos lugares altos da história.

Na rota de Paulo, que triunfa em Bereia, João Nuno Pinto conversa com Aristóteles e sobe ao Olimpo, para perceber o apelo das montanhas, onde os homens se fazem eremitas e julgam ficar mais perto de Deus. 


Freaking hell.

Visto não se ganha, se toma.

Donald Trump ordenou a cassação de vistos da maioria dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e de outras autoridades federais. O regime brasileiro reagiu com a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro e a ameaça velada a executivos americanos. A crónica de Walter Biancardine.


 


 

Quando a vigilância digital encontra a apatia informativa

Consumimos informação pasteurizada, com a ilusão de que exercemos o livre-arbítrio, num ciclo vicioso de vigilância digital, apatia informativa e uma conveniente falta de contraditório. Uma crónica de Silvana Lagoas.


Inacreditável vilania: Autoridade médica da administração Trump aprova vacina mRNA Covid para crianças a partir dos 6 meses.

Parece impossível, mas a Administração de Alimentos e Medicamentos do executivo Trump acaba de aprovar, sem restrições, uma terapia genética mRNA contra a Covid, da Moderna, para bebés e crianças até aos 11 anos de idade.


Não deve estar muito longe da verdade.

Tessalónica a toda a velocidade, mas com propósito.

Entre a fidelidade de Paulo e a estatuária pagã, João Nuno Pinto faz como o apóstolo e não se demora em Tessalónica, a metrópole da Macedónia que foi berço de Aristóteles e roteiro da cristandade primordial.