quinta-feira, julho 05, 2007

Uma pauta não é um calendário.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Devia ser para aí 1984. Ou 85. Eu e o B. matávamos o tempo que um preguiçoso 12º ano fazia sobrar em abundância com uns charros e uns discos. Umas conversas sobre isto e aquilo e umas tardes tranquilas, que nunca mais acabavam. Estávamos para ali sentados em frente à estereofonia, como gente feliz. Ouvíamos imenso um disquinho raro, Steeltown, de uma banda escocesa - nesse tempo ainda mais ou menos incógnita - chamada Big Country. A coisa soava assim como se os Duran Duran fossem trabalhar para as minas e saissem de lá só para gravar uma obra prima num pub escondido da mais alta terra das terras altas. Aquilo sim era rock de barba rija. Masculino e ferrugento, com palito na boca e camisola de alças, suada. Aquilo sim era algo de novo que não vinha a saber a plástico, ou a FM americano. Aquilo sim, caramba.
Um quarto de século depois, oiço Editors (e também, de certa maneira, Interpol), e só me vem à memória do ouvido o som puro daquelas tardes infindáveis na companhia do meu amigo e das guitarras durinhas e cruas, dos versos desesperados, rurais, dos Big Country. Há aqui uma convergência de sensibilidades que não tem só a ver com o aparente regresso do rock desencantado de outros tempos. Que tem a ver sobretudo com uma visão lírica da vida que, não sendo de todo a minha, faz parte de mim.
Infelizmente não encontrei os clips deste último disco dos Editors que mais têm a ver com esta conversa (provavelmente porque ainda não existem, o albúm saiu a 25 de Junho), mas junto mais um tema ao "Smokers Outside the Hospital Doors" que já editei no outro dia, na esperança de que me percebam. Isto, muito embora tenha plena consciência de que só realmente o B. é que vai entender alguma coisa do que para aqui estou a escrevinhar, não é, amigo?


Big Country - Just a Shadow - 1984


Editors - The Racing Rats - 2007