quarta-feira, julho 30, 2014

Entrevista com o Demónio.























“Those who are fighting with the Ukrainian army, we keep as prisoners. Those who are fighting with volunteer battalions, we question them and then shoot them on the spot. Why should we show any pity to them?” Igor Bezler

Honrando a proverbial ingenuidade dos jornalistas ocidentais, Shaun Walker - o correspondente do Guardian em Moscovo - deciciu que havia de conseguir por força uma entrevista com Igor Bezler, infame líder separatista, sinistro agente de Putin para a carnificina na Ucrânia e muito provavelmente o responsável pelo desgraçado destino do Malaysia Airlines MH117. 
O resultado desta tentativa de entrevista é trágico-cómico. Antes que lhes fosse dada a possibilidade de uma pergunta, Shaun Braun e um colega russo não identificado tiveram a oportunidade de se borrarem todos. Ao primeiro sinal de que estariam a gravar ou anotar as barbaridades inacreditáveis com que Bezler iniciava a visita guiada ao inferno, foram de imediato expoliados de qualquer utensílio do seu ofício e cordatamente ameaçados com o pelotão de fuzilamento. Depois de submeter os jornalistas a uma minuciosa revista, Bezler acaba por se mostrar clemente, optando pela misericordiosa expulsão das duas andorinhas que, tenho disto certeza absoluta, não ganharam para o que perderam em líquidos. 
A história do grande cagaço é eloquente sobre muitos equívocos, recomenda-se por isso vivamente e está aqui relatada (The Guardian). 
Aqui há um resumo em português (Observador).