“Como nós agradecemos o apocalipse dos dinossauros, também as
baratas e as ratazanas do século cinquenta mil hão-de agradecer o
apocalipse do Sapiens.”
Yuval Noah Harari
Caro leitor, sente-se o mais confortavelmente possível e aperte por
favor o cinto de segurança da sua cultura geral. Os próximos parágrafos
trazem turbulências inauditas. Se sofre de enjoos de ruptura cognitiva,
procure por gentileza um outro entre os excelentes ensaios críticos que
proliferam no Deus Me Livro. É que “Sapiens: História Breve da Humanidade”, de Yuval Noah Harari (Vogais,
2015), não é exactamente uma obra recomendável a inteligências
delicadas. É, verdadeiramente, o equivalente científico a uma pedrada no
charco.
Yuval Noah Harari
Crónica publicada a 09/12/15 |
Os ensaios, mais ou menos ambiciosos, mais ou menos abrangentes, que
procuram explicar o Sapiens ao Sapiens, têm crescente procura, talvez
porque exista de facto grande dificuldade em entender o mais estranho
animal que circula à superfície do terceiro calhau a contar do sol.
Desde consagrados biólogos que resumem a condição humana a partir de
estudos profundos sobre o comportamento das formigas eusociais (1), antropólogos-ecologistas que determinam o destino do homem pelas condicionantes ambientais (2) ou pela lotaria das doenças, a brutalidade das armas e o triunfo das siderurgias (3), e
ideólogos que procuram convencer-nos que as sociedades são
historicamente mais bem sucedidas – e os seus indivíduos mais felizes –
se forem inclusivas (4), o que não escasseia no mercado são objectos deste género pedagógico.
O livro do professor de História da Universidade Hebraica de
Jerusalém será, porém, a coisa mais parecida com um guião para a
humanidade escrito por um extraterrestre que alguém possa
imaginar. Disruptivo, desassombrado e bastante heterodoxo, Yuval Noah
Harari parece não ser daqui, a julgar pela sua objectividade inumana e
lucidez radical, e pelo recital bombástico de novas verdades académicas
que faz explodir, página sim, página sim.
Numa era em que acreditamos que a religião é um trampolim para a
guerra, que o dinheiro é fonte de injustiça social, que os impérios são,
regra geral, maléficos, ou até, para ser mais prosaico, que a má língua
é indesejável, Harari contrapõe com uma análise estrutural de largo
espectro, que invalida ou polemiza estes juízos conjunturais e
telejornalísticos originários de uma visão imediatista, contemporânea e
mediática da história, como se o animal humano tivesse surgido com a
telefonia sem fios e triunfado com a libertação da baleia Willy.
Primórdios: cabeçudos, contra toda a lógica.
Logo à partida é preciso desinstalar do sistema operativo da cultura
popular a ideia que o Homo Sapiens é a espécie humana mais bem-sucedida
de todas as tentativas da natureza. O Sapiens é um bicho com 80.000 anos
e, nos últimos 10.000, tem sido o único Homo a infestar a Terra. Mas
existiram outros humanos extremamente bem-sucedidos – e durante muito
mais tempo. O autor destaca duas espécies: o Neanderthalensis na Europa e
o Erectus na Ásia Ocidental. Este último esperto sobreviveu e prosperou
durante 2 milhões de anos, e é duvidoso que o Sapiens consiga
sobreviver e prosperar assim por tanto tempo (mais à frente veremos
porquê).
Acresce, para tormento das lógicas aceites como boas, que não se
percebe lá muito bem porque raio é que os vários Homos conseguiram
triunfar. O facto de serem consideravelmente cabeçudos implica uma
factura pesada: o cérebro consome 25% da energia do corpo em descanso.
Nos restantes símios, o mesmo ratio não ultrapassa os 8%. Por isso, os
humanos tinham que passar mais tempo à procura de alimentos e
apresentavam os músculos atrofiados, comparativamente com outros
predadores. Uma estratégia de sobrevivência não muito aconselhável no
ambiente pouco simpático da savana. Ainda por cima, as grandes cabeças
humanas implicam um parto precoce e – logo – uma grande fragilidade das
crias face ao ambiente e alta dependência perante os progenitores. É
verdade que a precocidade das crias também conduziu a seres mais
adaptáveis e à necessidade da tribo e dos laços sociais.
Porém, durante mais de 2 milhões de anos, “o cérebro grande não trouxe muitas vantagens, para além de facas de sílex e paus afiados”. Então o que alimentou esta evolução dos enormes cérebros humanos? Noah Harari é lacónico: “sinceramente, não sabemos”. Aliás, o autor não se importa nada de nos confessar as mais diversas ignorâncias, contra aquilo que é costume nas eminências que escrevem sobre estes temas.
Porém, durante mais de 2 milhões de anos, “o cérebro grande não trouxe muitas vantagens, para além de facas de sílex e paus afiados”. Então o que alimentou esta evolução dos enormes cérebros humanos? Noah Harari é lacónico: “sinceramente, não sabemos”. Aliás, o autor não se importa nada de nos confessar as mais diversas ignorâncias, contra aquilo que é costume nas eminências que escrevem sobre estes temas.
Seja como for, o homem passou do meio da cadeia alimentar para o topo
muito rapidamente (há cerca de 100.000 anos). O ecossistema não teve
tempo para se adaptar à espécie humana como se adaptou progressivamente
no caso dos leões e das gazelas, por exemplo (à medida que os leões
foram ficando mais agressivos, as gazelas ficaram mais rápidas). Talvez
por isso, o impacto humano nas estruturas ecológicas em que se inseriu e
insere seja historicamente devastador. As espécies que deviam ter
aprendido, durante milhões de anos, a temer o homem – ou a criar
mecanismos de defesa contra ele -, não tiveram simplesmente tempo para o
fazer. A humanidade evoluiu demasiado depressa.
O fogo: “uma raça de cozinheiros”.
Há cerca de 300.000 anos, Neandertais e Erectus usavam o fogo
diariamente. Esta abençoada rotina traduziu-se em menos tempo despendido
a comer. Cozinhados, os alimentos são mais macios e originam o
surgimento de dentes mais pequenos e intestinos mais curtos que gastam
menos energia, permitindo que os excedentes energéticos contribuam para
cérebros maiores. Por outro lado, a domesticação do fogo deu poder
operacional sobre a natureza. E fez do homem um ser terratransformador
com algum poder de transcendência. Com o domínio do fogo, há um Prometeu
em cada ser humano.
Homo contra homo: chacina ou miscegenação?
Entretanto o Sapiens sai de África há 70.000 anos e, num hiato de
cerca de 50.000 anos, cruza-se com ou chacina os homens das outras
espécies que vai encontrando pelo caminho. As opiniões dividem-se, mas a
hipótese de genocídio não está fora de causa, sendo a grande questão
que permanece. O mais provável é que os dois factores de extinção tenham
ocorrido de forma concomitante. Se pensarmos que pequenas diferenças
entre sapiens geram grandes e horrendos conflitos, é fácil imaginar que
género sangrento de confrontos e razias ocorreram entre espécies
diferentes. Porém, testes ao ADN do Homo Neanderthal e do Homo Denisova
provaram que a miscegenação aconteceu de facto (embora pareça tratar-se
de um fenómeno de baixa incidência – 1 a 4%), e que existem diferenças
rácicas profundas entre os sapiens actuais, por muito politicamente
incorrecto que seja dizê-lo.
Seja como for, o autor articula um exercício contra-factual
extremamente interessante: e se os neanderthais tivessem resistido à
hegemonia sapiens e sobrevivido como espécie? Que consequências teria
essa sobrevivência na história e nos dias de hoje? “Teria o Livro do
Genesis declarado que os neanderthais descendiam de Adão e Eva?
Sustentaria a Declaração da Independência Americana como verdade
evidente que todos os membros do género Homo foram criados iguais? Teria
Karl Marx apelado à União dos trabalhadores de todas as espécies?” São momentos de puro génio como este que fazem de Sapiens um livro fascinante.
A Revolução Cognitiva: da má-língua à ficção.
É também há cerca de 70.000 anos atrás que se encontra a génese de um
dos fenómenos mais ruidosos da história do universo: a invenção da
linguagem. A maleabilidade e versatilidade da linguagem humana permitem
enfrentar com eficácia os perigos exteriores, mas são os mexericos que
potenciam a ordem social, a definição de hierarquias e a formulação de
uma agenda de prioridades grupais. É a capacidade natural do Sapiens
para a má-língua que levanta a consciência política do grupo, como
podemos demonstrar ainda hoje recorrendo ao exemplo eloquente do
jornalismo.
A linguagem tem um potencial de abstração e ficção que contribui para a coesão e função grupal, mas também para a criação de “realidades imaginadas”,
um conceito muito caro a Yuval Noah Harari, que percorre toda a obra. É
que os mexericos só servem a coesão social até grupos de 150
indivíduos. A partir daí é a crença em mitos comuns que agrega e
universaliza as sociedades. Deuses, nações e empresas são realidades
mágicas extremamente poderosas, mais poderosas que as realidades
físicas. A rápida alteração destas realidades imaginadas (por exemplo,
na Revolução Francesa o mito da soberania de deus foi substituído pelo
mito da soberania popular) faz com que a evolução humana transcenda a
evolução do genoma, colocando o homem numa “via rápida de evolução cultural”.
A verdade é que só o Sapiens é capaz de alterar o comportamento e a
tecnologia sem mutação genética ou alteração ambiental. A revolução
cognitiva é, assim, o ponto em que a história declara a sua
independência da biologia. Tanto assim é que as diferenças entre o
chimpanzé e o sapiens são mais notórias quando passamos o limiar dos 150
indivíduos. Ou seja, quando entramos no âmbito da cultura de massas.
Caçadores-recolectores: mais espertos do que nós?
Nos últimos 200 anos o Sapiens foi operário ou empregado de
escritório. Nos últimos 10.000 anos foi agricultor ou pastor. Mas nos
últimos 70.000 anos foi caçador e é isso que manda muito no aparelho
genomático, bem como no comportamento instintivo do homem contemporâneo.
É por isso que é importante estudar a vida, os costumes e as crenças do
caçador recolector, embora o que se sabe sobre esse inquieto sujeito
seja muitíssimo pouco. Estudar a vida dos caçadores recolectores é muito
complicado, dada a miríade de possibilidades culturais que existem
desde a Revolução Cognitiva. Costumes, crenças e modus vivendi diferem
muito, mesmo entre tribos geograficamente próximas.
Sobre a espiritualidade deste bicho, muito pouco se sabe. Os
caçadores recolectores seguiriam talvez cultos animistas, mas pouco mais
se poderá afirmar até porque “as teorias de académicos que alegam
saber o que sentiam os caçadores recolectores lançam muito mais luz
sobre os preconceitos dos autores do que acerca das religiões da idade
da pedra”.
O pior é que nem sabemos que histórias contavam estes homens, já que
desconhecemos a sua literatura. Esta grande lacuna na nossa compreensão
da história humana é apenas compensada por dados arqueológicos que
demonstram comportamentos sócio-políticos complexos e que comprovam que
os caçadores recolectores não eram, provavelmente, mais ou menos
violentos que nós (adeus mito do bom selvagem). Os números apontam para a
mesma taxa de mortalidade violenta do século XX: 5%.
O autor dá-nos até uma ideia bastante sinistra do recolector: um
assassino em série de espécies animais, principalmente mamíferos.
Perante o relato de Noah Harari, até os dinossauros coram de vergonha: “Os bandos errantes de sapiens contadores de histórias foram a força mais destrutiva que o reino animal alguma vez produziu.”
Para complicar mais as coisas, parece que o caçador recolector era um
tipo mais inteligente e mais hábil que o Sapiens contemporâneo. “O
colectivo humano sabe muito mais hoje do que sabiam os bandos antigos.
No entanto, ao nível do indivíduo, os antigos recolectores eram as
pessoas mais conhecedoras e hábeis da história. Existem algumas provas
de que, na verdade, o tamanho do cérebro médio de um sapiens diminuiu
desde a era da recolecção.”
O perturbador conceito de que o homem é agora mais estúpido do que já
foi um dia não é completamente convincente, e as conclusões sobre a
qualidade de vida, alimentação e saúde do homem pré-agrícola,
favorecendo este em relação ao agricultor e até ao operário,
são bastante discutíveis, embora estejam bem fundamentadas e só nos façam
bem: é preciso exercitar a humildade para seguir o raciocínio do
professor israelita sem perder a auto-estima e a compostura filosófica.
Revolução Agrícola: a maior fraude da história.
A transição para a agricultura iniciou-se entre 9500 e 8500 a.C. no
próximo e médio oriente, e surgiu depois espontânea e gradualmente
noutros locais, tendencialmente onde as espécies domesticáveis
proliferavam. E, se no século I d.C. os povos da terra eram
maioritariamente agrícolas, a inventiva rural parece no entanto ter
cristalizado no tempo: nenhuma planta ou animal digno de nota foi
domesticado nos últimos 2000 anos.
Para Noah Harari, a revolução agrícola é a grande fraude da história.
Através dela, o homem não passou a viver melhor, mas pior. E foram as
espécies domesticáveis que domesticaram o homem e não o contrário (!). O
trigo, por exemplo, passou de uma pequena planta selvagem do médio
oriente para ocupar vastas extensões de monocultura em todo o mundo. De
acordo com o princípio da evolução, tornou-se numa das mais
bem-sucedidas plantas da história da Terra. E “de uma perspectiva
estrita, medindo o êxito pelo número de cópias de ADN, a revolução
agrícola foi uma maravilhosa explosão para galinhas, gado, porcos e
ovelhas.” Isto embora os animais domesticados tenham, como
indivíduos, vidas horríveis. Tal como o que se passa com o homem
agrícola (que prosperou em número graças aos cereais e legumes que
plantava, bem como aos animais que pastava), mais indivíduos não
significa necessariamente melhor qualidade de vida. O que a Revolução
Agrícola fez foi manter vivas mais pessoas sob piores condições. A dieta
humana também sofreu uma descida de qualidade porque a diversidade dos
alimentos foi reduzida. Mas talvez o pior de todos os efeitos
secundários da agricultura foi a angústia sobre o futuro que deriva da
incerteza sobre o resultado dos ciclos sazonais de produção. “A revolução agrícola tornou o futuro muito mais imprevisível do que alguma vez tinha sido”.
Por outro lado, os agricultores trabalhavam imenso, mas lucravam
pouco. Já as elites começaram a descobrir o luxo precisamente porque
existiam excedentes agrícolas para transformar em ouro. “A história
foi algo que um grupo muito pequeno de pessoas fez, enquanto todos os
outros aravam os campos e carregavam baldes de água“. A Revolução
Agrícola criou populações e excedentes tributários que permitiram a
sedentarização, a religião institucionalizada e os primeiros impérios.
Isto embora os recentes dados arqueológicos de Goblek Tepe, já
integrados nesta obra, nos façam pensar: foi a agricultura que deu lugar
à fé ou a fé que deu lugar à agricultura? É que a mega estrutura de
culto religioso da Anatólia, que data de 9500 a.C., incluia extensões de
terreno dedicadas ao cultivo agrícola, que permitia alimentar os
peregrinos. Isto muito antes de existirem aquilo a que hoje chamamos
cidades.
A escrita: o desenho gráfico das realidades imaginadas.
As realidades imaginadas e as complexidades aritméticas decorrentes
da revolução agrícola criaram mais informação do que aquela que o
Sapiens podia processar. Ao contrário das outras espécies, que nascem
programadas para o que vão ser as suas prosaicas e previsíveis vidinhas,
o homem não vem preparado geneticamente para o modus operandi
da sua instável civilização. Os sírios resolveram o problema da overdose
de informação operacional e onírica através da invenção da escrita. É
claro que a primeira literatura é de ordem contabilistíca:“infelizmente,
os primeiros textos da história não contêm revelações filosóficas,
poesias, lendas, leis ou mesmo triunfos reais. São um ramerrão de
documentos económicos que registam o pagamento de impostos, a acumulação
de dívidas e a posse de propriedades.”
O primeiro nome registado numa tabuinha de cera da cidade de Uruk é Kushim –
um contabilista e não um profeta, um poeta ou um conquistador. Também
não podia ser de outra maneira, porque a escrita síria do tempo era um
sistema de grafia parcial que só foi completo em 2500 a.C., com a
escrita cuniforme e com os hieróglifos egípcios. É por essa altura que
começamos finalmente a ter poesia, história, drama, profecias e livros
de culinária, embora a tarefa prioritária tenha continuado a ser a
contabilidade.
A páginas tantas, Harari faz uma comparação absolutamente genial
entre o famoso Código Hammurabi (Mesoptâmia, 1776 a.C.) e a Declaração
da Independência (América do Norte, 1776 d.C.). Os textos têm, por
incrível que possa parecer, muito em comum. Ambos proclamam solenemente a
evidência de certos direitos divinos. Como o Rei Hammurabi, Jefferson
promete que, se os homens agirem de acordo com esses princípios
sagrados, serão capazes de cooperar, prosperar e viver em segurança e
paz. Há, porém, diferenças que ironicamente invalidam a sua veracidade: “De
acordo com os Norte-americanos, todas as pessoas são iguais, ao passo
que, segundo os babilónios, as pessoas são, sem dúvida alguma,
desiguais.(…) Na verdade, estão ambos errados. Hammurabi e os Pais
Fundadores norte-americanos imaginavam uma realidade governada por
princípios de justiça universais e imutáveis como a igualdade ou a
hierarquia. No entanto, estes princípios universais só existem na
imaginação fértil dos sapiens e nos mitos que inventam e contam uns aos
outros. Estes mitos não têm validade objectiva.”
Mas por que raio é que as pessoas acreditam nestas realidades
imaginadas como se fossem realidades reais? É que estes aparelhos
oníricos estão incorporados no mundo material, decorrem de factos
históricos, dão forma e legitimidade aos nossos desejos e são
partilhados por milhões de pessoas. Somos todos escravos destes sonhos. “Não
temos como escapar da ordem imaginada. Quando derrubamos as paredes da
prisão e corremos para a liberdade, estamos, de facto, a correr para o
pátio mais espaçoso de uma prisão maior”.
A seta da história: sentido único.
Seguindo o raciocínio de Yuval Noah Harari, as realidades imaginadas
acabam por formar uma rede de instintos artificiais que une as pessoas. A
essa rede chamamos cultura. As culturas estão em constante mutação,
muito por causa das contradições internas que encerram. Por exemplo:
liberdade e igualdade são dois valores que se contradizem mutuamente e
até “é possível analisar toda a história política do mundo desde
1789 como uma serie de tentativas para reconciliar esta contradição.”
Assim sendo, terá a história uma direcção? O nosso assertivo
professor diz que sim, sim, a história tem uma direcção. Corre do
múltiplo para o uno por força gravítica de 3 ordens universalizantes: o
dinheiro, os impérios e as religiões.
Dinheiro: um valor universal.
Como é fácil de perceber, o sistema de trocas directas em sociedades
complexas não é nada prático e resultou apenas ocasionalmente, como no
caso da civilização Inca. A invenção do dinheiro, para além de
simplificar em muito as transacções comerciais, não requereu avanços
tecnológicos, sendo uma revolução puramente mental que transcendeu e
transcende as clivagens religiosas e culturais. O dólar, por exemplo,
funciona perfeitamente mesmo quando nas mãos do islamita radical mais
empedernido. Isto embora não devamos confundir dinheiro com moeda. Os
ugandesses pagavam impostos à coroa iglesa em búzios até ao princípio do
século XX e não havia qualquer problema com isso. Afinal, mais de 90%
de todo o dinheiro que circula actualmente no mundo existe apenas nos
servidores dos computadores dos bancos e a maior parte das transações
são feitas electronicamente. “A confiança é a matéria-prima a partir
da qual são cunhados todos os tipos de dinheiro. (…) O dinheiro é o
mais universal e eficiente dos sistemas de confiança mútua alguma vez
criados”.
A primeira moeda foi a cevada (Suméria, 3000 a.C.) e as primeiras
moedas em ouro e prata datam de 640 a.C. Foram essas primeiras emissões
fiduciárias que permitiram o pleno funcionamento dos sistemas
tributários e – logo – dos impérios: o Denário, a moeda do império
romano, era usado na índia e ainda hoje há alguns países muçulmanos que
designam por Dinar as suas moedas. Foi graças à implementação comercial
de um cunho nominal em que toda a gente acredita (em prata, ouro ou
bronze) que o comércio global iniciado nos séculos XV e XVI foi
possível. E se continua céptico, caro leitor, em relação ao poder
benéfico e universalizante do dinheiro, reflicta por gentileza neste
parágrafo absolutamente disruptivo:
“Durante milhares de anos, filósofos, pensadores e profetas
criticaram o dinheiro e chamaram-lhe a raíz de todos os males. Por muito
que assim seja, o dinheiro também é o apogeu da tolerância humana. O
dinheiro é mais aberto do que qualquer língua, lei estatal, código
cultural, crença religiosa ou hábito social. O dinheiro é o único
sistema de confiança, criado pelos humanos, capaz de ultrapassar
qualquer fosso cultural e não discrimina com base na religião, no
género, na raça, na idade ou na orientação sexual. Graças ao dinheiro,
até as pessoas que não se conhecem e que não confiam umas nas outras
conseguem cooperar de forma eficaz.”
Impérios: graças a deus por eles.
Apesar de contribuírem de facto para a redução cultural e genética da
diversidade humana, os impérios são, na perspectiva do autor, eixos de
paz, prosperidade e avanço técnico e espiritual inigualáveis. A crítica
das dinâmicas imperiais assenta em alguns disparates que, por serem
muitas vezes afirmados, pegaram como verdades, a saber:
a) Os impérios são disfuncionais – Pelo contrário, a análise
histórica de longa duração demonstra que são a forma de organização
política mais comum, eficiente e duradoura nos últimos 2500 anos.
b) Os impérios são culturalmente estéreis – Dizer isto é muito
simplesmente rejeitar a maior parte da história da cultura humana. As
línguas, as artes, as literaturas e as filosofias são produtos imperiais
por excelência. Sem a massa crítica dos impérios marítimos, comerciais e
militares dificilmente teríamos homens como Da Vinci, Camões,
Velazquez, Rembrandt, Cervantes, etc., etc.Mais: assistimos, depois da
II Guerra Mundial, à afirmação de um império – o americano – que é
eminentemente cultural, no sentido em que rejeita a ocupação territorial
ou colonial para se afirmar pela hegemonia de hábitos e costumes,
modelos de consumo e de gestão, valores políticos e regimentais (5).
c) Os impérios são destruidores e maléficos – Mentira, diz Noah
Harari. Os impérios são geralmente garante de paz e prosperidade. Na
China, os períodos históricos não imperiais são de trevas e de caos. O
mesmo dizemos da Europa nos sombrios séculos que se seguiram à
espalhafatosa queda do Império romano. Muitas vezes, esquecemo-nos do
que aconteceu na índia nas semanas que se seguiram à célebre meia-noite
da independência. Depois de séculos de coabitação pacífica entre hindus,
muçulmanos e sihks, sob a égide do império britânico, os cidadãos
livres daquele subcontinente desataram a matar-se uns aos outros de
forma recordista e, muitas vezes, absolutamente gratuita (6). O mesmo aconteceu nos Balcãs, depois da queda do império soviético.
d) Os impérios são imorais – Não se nota nada. Pelo contrário, os
códigos éticos e morais mais célebres da humanidade têm origem directa
no discurso dos impérios ou indirecta, pela voz dos seus políticos,
filósofos e teólogos.
e) Os impérios são racistas e não inclusivos. Outro disparate que não
encontra justificação na história. Ao invés, as estruturas de poder
imperial acabam invariavelmente por integrar os povos conquistados nas
suas elites. Cláudio, um dos mais sensatos imperadores romanos, convidou
os gauleses para o senado e muitos dos mais bem-sucedidos imperadores
que se lhe seguiram eram oriundos da Península Ibérica. Durante vastos
períodos temporais, a elite dominante no império árabe não era árabe,
era turca, persa, síria, egípcia, berbere. A dinastia Han, que dominou a
China durante 4 séculos, tem origens bárbaras.
Os impérios são grandes exportadores de valores universais. Hoje em
dia, os valores da civilização ocidental são adoptados pela maioria dos
povos e nações do mundo, muito porque as descolonizações foram feitas no
quadro desses valores. Yuval Noah Harari acredita que este sistema de
valores é aquele que conduzirá, em última análise, o movimento histórico
para um único império multiétnico.
Religião: a fé que une os homens.
Nos dias que correm, e por razões que são fáceis de perceber, é comum
considerar a religião uma força de divisão e de conflitos entre os
homens, mas Noah Harari, com o espírito de contradição que o
caracteriza, procura desqualificar esse preconceito. Até porque as
religiões que triunfam sobre as eras são de carácter necessariamente
universalista. As religiões animistas, primordiais e não universais,
foram devoradas pelos cultos missionários, evangelizadores e
generalistas que surgiram a partir do primeiro milénio a.C. e com a
Revolução Agrícola. Destas, as religiões politeístas seriam menos
zelosas e mais tolerantes e, por isso, pasto para a voracidade da fé
monoteísta, intolerante, dogmática e combativa; embora na verdade: “o
monoteísmo, tal como se desenvolveu ao longo da história, é um
caleidoscópio de legados monoteístas, dualistas, politeístas e
animistas, que se misturam sob uma só protecção divina. (…) O
sincretismo talvez seja, de facto, a única grande religião do mundo.”
Entretanto, religiões ateias prosperam num quadro secular: o
epicurismo ou o estoicismo; o comunismo, o nazismo e o humanismo; o
nacionalismo e o capitalismo dão aos cépticos e crentes de todos os
tempos e de todas as partes consistentes alternativas religiosas à
existência de Deus. Talvez aqui tenha origem o carácter indeterminado da
história: sem que nada o indicasse, Costantino decidiu converter Roma
ao cristianismo, mas isso podia muito bem não ter acontecido. A fé
ateia, como a crente, alcança grandes e deveras surpreeendentes proezas.
Há voltas e reviravoltas inesperadas e caóticas. Veja-se o caso da
ascensão e queda do império soviético ou da incrivelmente célere e
ambiciosa expansão da fé e da espada de Maomé. Estes acontecimentos não
poderiam ser previstos. A história humana é um sistema caótico e, para
piorar as coisas, caótico de nível 2, ou seja, que reage e interage com
qualquer previsão. Um exemplo lapidar: “as revoluções são, por definição, imprevisíveis. Uma revolução previsível nunca vê a luz do dia.”
Revolução científica: o primado da ignorância.
É verdade. Também aqui o mestre da antítese que é o autor deste livro
desalinhado mostra a sua raça: a revolução do conhecimento “não tem sido uma revolução do conhecimento. Tem sido uma revolução da ignorância.” Até
ao século XV os cartógrafos desconheciam vastas regiões do planeta, mas
os seus mapas estavam repletos de monstros e deuses, olimpos e
infernos. Depois, com o conhecimento geográfico decorrente dos
descobrimentos, os mapas assumiram os espaços vazios, correspondentes a
áreas ainda não conhecidas pela ciência cartográfica. A ignorância faz
parte do pensamento lógico e é a aceitação racional do que não sabemos
que permite o método científico, processo que ofereceu à condição humana
vários super poderes e uma ideia de progresso que até aqui nunca tinha
existido. Ora, é precisamente por causa das ideias de maximização do
poder e acreditação do progresso que a revolução científica e o
imperialismo moderno são inseparáveis.
Até ao século XVII, o continente asiático era muito mais rico que a
Europa e sempre o tinha sido até aí. Só no século XIX é que as coisas
mudaram graças ao capitalismo e ao complexo
militar-científico-industrial das potências ocidentais. A partir de
1850, o domínio dos impérios ocidentais foi de tal intensidade que no
princípio deste século XXI todos parecemos moldados pelo mesmo sistema
básico de princípios e valores culturais. E porque é que foram os
Europeus – e não os asiáticos – a influenciar decisivamente esse sistema
de valores global? Porque o modelo ocidental soube como nenhum outro
conjugar conquista com ciência. A descoberta da Austrália por Cook
aconteceu numa missão científica e de corso. Como a volta ao mundo de
Fernão de Magalhães. Como, de uma maneira geral, os descobrimentos.
Quando Napoleão invadiu o Egipto em 1798, levou consigo 168 académicos. A
odisseia de Darwin nas ilhas Galápagos enquadrou-se no âmbito de uma
missão militar. Aztecas e Incas não se conheciam, mas os espanhóis, num
espaço de tempo muito curto, dominaram os dois impérios. Os ingleses
descobriam matéria de facto sobre antigas civilizações e línguas na
índia que os nativos desconheciam. A vontade de saber, o espírito
científico, ajudou muito.
O problema é que o objectivo último da ciência será sempre a
eliminação da morte. E nessa conquista da imortalidade estará,
ironicamente, o fim do Homo Sapiens.
Capitalismo: o elogio do crédito.
Na versão dos acontecimentos de Yuval Noah Harari, o capitalismo é
uma religião muito bem-sucedida, principalmente porque não exige muito
das pessoas. Determina apenas que o capitalista invista e que o
consumidor compre. Convenhamos que estes mandamentos, comparados com as
exigências éticas do cristianismo, do budismo ou do confucionismo, são
bastante fáceis de seguir. “A grande maioria das pessoas corresponde
hoje, com êxito, ao ideal capitalista-consumista. A nova ética promete o
paraíso na condição de os ricos se manterem gananciosos e passarem o
seu tempo a ganharem mais dinheiro e de as massas darem rédea solta aos
seus desejos e paixões – e comprarem cada vez mais. Esta é a primeira
religião da história cujos seguidores fazem realmente o que lhes é
pedido.”
Acresce que antes do crédito não havia crescimento económico. Para
enriquecer era necessário roubar ou esperar a falência de alguém. O
capitalismo trouxe o crédito e a prosperidade que gera prosperidade por
si só, sem contar com a desgraça alheia. A partir destes muito originais
pressupostos, o autor faz uma espécie de história do capitalismo em 10
páginas que é bastante eloquente e que permite até perceber muito do que
é e de como funciona o mundo económico actual.
É que se até aqui tem sido a ciência que precisa do capitalismo, desde 2008 é o capitalismo que precisa da inventiva científica para criar novas tecnologias. Sem revoluções tecnológicas só muito dificilmente serão superados os efeitos da bolha criada pela frenética emissão de moeda fingida, e seremos rapidamente esmagados por aquilo que desde a célebre conferência do Clube de Roma de 1972 chamamos os limites do crescimento. Mas nem tudo está perdido. O professor israelita apresenta um visão optimista sobre recursos e matérias-primas para nos tranquilizar um pouco: os recursos são de facto finitos, mas como o Sapiens está sempre a descobrir ou a criar novos materiais, não é por causa disso que a civilização vai cair.
É que se até aqui tem sido a ciência que precisa do capitalismo, desde 2008 é o capitalismo que precisa da inventiva científica para criar novas tecnologias. Sem revoluções tecnológicas só muito dificilmente serão superados os efeitos da bolha criada pela frenética emissão de moeda fingida, e seremos rapidamente esmagados por aquilo que desde a célebre conferência do Clube de Roma de 1972 chamamos os limites do crescimento. Mas nem tudo está perdido. O professor israelita apresenta um visão optimista sobre recursos e matérias-primas para nos tranquilizar um pouco: os recursos são de facto finitos, mas como o Sapiens está sempre a descobrir ou a criar novos materiais, não é por causa disso que a civilização vai cair.
A implosão da comunidade: uma revolução pacífica.
Depois de dezenas de milhares de anos a depender da comunidade e da
família, o Sapiens substitui-os pelo Estado e pelo Mercado em dois
séculos apenas. “A maior revolução social que alguma vez afectou a humanidade “foi possível através do poder da cultura de massas e da força centrífuga das suas diversas realidades imaginadas. Hoje em dia, “a
mãe e o pai têm tantas hipóteses de se safar num tribunal freudiano
como os arguidos num dos julgamentos manipulados de Estaline”.
Apesar deste factor de ruptura e instabilidade, as últimas sete
décadas foram as mais pacíficas da história humana, mesmo considerando
os genocídios e a ameaça nuclear. Morrem hoje mais pessoas em desastres
de automóvel ou por recurso ao suicídio do que por violência infligida
por outros. Até os impérios já não caem com o estrondo antigo. O Império
Soviético, por exemplo, faleceu com relativa tranquilidade. Desde 1945
que nenhum país aceite pela ONU é riscado do mapa e “nunca antes a paz foi tão predominante, ao ponto das pessoas nem sequer serem capazes de imaginar a guerra”. Os confrontos bélicos modernos são de tal forma onerosos em baixas e dinheiros que a paz é, por si só, um bom negócio. “O império mundial defenderá, de facto, a paz mundial”.
Felicidade: entre a química e a semântica.
Apesar de nos últimos 500 anos as sociedades humanas terem progredido
bastante, Harari insiste em perguntar: mas seremos hoje mais
felizes? Apesar da redução na eclosão de guerras e mortes violentas, da
progressiva erradicação da fome e da melhoria drástica na qualidade dos
cuidados médicos e do acesso a esses cuidados, o autor avisa que é
demasiado cedo para percebermos em definitivo se somos hoje mais felizes
do que éramos há 50.000 anos atrás. A actual bonomia pode não ser mais
que um dado conjuntural, sem significado de relevo no contexto
extra-longo das eras.
O Sapiens continua a portar-se como um bárbaro em muitas áreas do seu
comportamento social e ambiental e daqui a um ou dois séculos, o mais
provável é que o homem de 2015 seja considerado um selvagem cruel, pela
forma como trata, por exemplo, o gado. O processamento industrial dos
animais que nos servem de alimento vai deixar tão repugnados os
historiadores do Século XXIII como agora nos repugna a escravatura do
ciclo do açúcar oitocentista.
É claro que a felicidade é coisa complicada de medir, de definir e
de comparar. Um humano imortal será mais feliz? Ou pelo contrário, será
um triste hipocondríaco, escondido do mundo pelo receio de perder num
acidente a vida eterna? A Revolução Francesa fez as pessoas mais
felizes? Provavelmente não. A evolução social não é necessariamente uma
caminhada na direcção da alegria. E o que acontece geralmente às utopias
é transformarem-se muito rapidamente em pesadelos distópicos. Os
amanhãs nunca chegam realmente a cantar.
Além disso, para sermos realmente objectivos, devemos encarar a
felicidade como um fenómeno essencialmente bioquímico. E até sobre essa
definição concreta e aparentemente inócua Aldous Huxley (7) conseguiu criar um cenário bastante tenebroso.
Resta-nos a felicidade através da captura de um significado. Mas
Harari concorda com Schopenhauer: a vida humana não tem qualquer
significado e, por isso, para sermos felizes somos obrigados a
iludirmo-nos.
Profecia: o fim do sapiens.
A revolução científica e a consequente capacidade de manipulação do
ADN humano elevou o Sapiens ao sagrado ofício do Design Inteligente pela
primeira vez em 4 milhões de anos de selecção natural. A engenharia
contemporânea está a criar cyborgs, biológicos e não
biológicos; e sistemas de inteligência artificial, com e sem estruturas
orgânicas. O genoma do rato tem 2,5 mil milhões de bases azotadas. O
genoma humano só tem mais 400,000. Assim, o mais provável é que a
engenharia genética transforme em breve o Sapiens noutra espécie. E se a
Revolução Agrícola, tecnologicamente insipiente e absolutamente
analógica, implicou subtis alterações no cérebro humano, o que pode
fazer a genética na era digital? As preocupações de ordem ética serão
sempre conjunturais e mutáveis e as dificuldades técnicas são
superáveis. O super-homem vem aí, mais tarde ou mais cedo, até porque o
que está em causa é o prolongamento da vida humana.
As próteses activadas pelo cérebro, as retinas digitais, os
interfaces entre o cérebro e o processador digital da sociedade da
informação libertam potencialidades que estão na verdade por considerar,
mas que irão por certo transcender as narrativas do mais criativo dos
escritores de ficção científica. Basta pensarmos que os vírus
informáticos podem sofrer mutações e evoluir apesar de serem
inorgânicos, para ficarmos com um arrepio na imaginação. Uma coisa,
para Noah Harari, é certa: o Homo do futuro será mais diferente do
Sapiens do que este é diferente do Neanderthal. O Homo do futuro, para
todos os efeitos, será Deus.
O futuro guarda não só transformações tecnológicas e organizacionais
como também alterações substantivas na consciência e na identidade
humana. É por isso necessário cuidar do contexto cultural em que o
super-homem vai ser criado. Não convém que a próxima espécie de homens
seja parecida com os consumidores pueris e diletantes em que se
transformaram milhões e milhões de sapiens. “Existirá algo mais perigoso do que deuses insatisfeitos e irresponsáveis, que não sabem o que querem?”
Conclusão: para o bem ou para o mal, um manifesto incontornável.
Um facto de que esta obra faz prova provada é que um historiador, por
mais objectivo e clarividente que seja, nunca consegue trair
completamente a sua humanidade. Apesar do registo geral, que é de
desassombro alienígena e originalidade incontestável, o professor Yuval
Noah Harari cai, ainda assim e algumas vezes, na armadilha de ser – ele
mesmo – um Sapiens.
E, por isso, mostra aqui e ali estranhas idiossincrasias e
contradições. Comparar a estratificação social norte americana
contemporânea com a da índia actual, por exemplo, é um exercício
escandalosamente subjectivo e até algo disparatado. Tanto como a
valorização das “tentativas do governo democrático para derrubar as distinções das 3000 castas da índia.”, quando todos sabemos muito bem que os políticos em Nova Deli pertencem quase invariavelmente às castas superiores.
A dado passo, Noah Harari afirma que as diferenças entre homens e
mulheres são culturais e não biológicas. Mas dificilmente alguém conhece
ou conheceu o estranho caso de uma mulher que deva a sua condição à
cultura. O que separa os dois géneros de Sapiens é precisamente a
biologia. O que não os deve separar será precisamente a cultura.
Existem no texto alguns ataques brutais de optimismo, que contrastam e
de que maneira, com o realismo dominante. Harari acredita sinceramente
que a direcção da história convergirá para um império único e
multiétnico, assente nos valores ocidentais. Há muitas, há imensas
razões para termos sérias dúvidas sobre este anunciado destino da
humanidade.
Aqui e ali, notamos a cedência ao politicamente correcto, que sendo rara, é por vezes lamechas: “o nosso mundo, outrora verde e azul, está a transformar-se num centro comercial de betão e plástico”. Um cliché do tamanho do mundo.
Yuval Noah Harari não consegue, ao longo destas saborosas páginas,
resolver um dilema, que decorrerá afinal da sua secreta fraqueza
humanista: o bicho homem, por um lado, é insignificante e, por outro,
tem o poder de um deus omnipotente e vai levar à extinção as outras
espécies todas, mesmo quando “a natureza não pode ser destruída”.
Há aqui várias contradições em termos: ou o Sapiens é um animal
ridículo, vítima de forças físicas e históricas transcendentes ou é uma
criatura divina, capaz de deixar uma marca no cosmos. Mas dificilmente
poderá, na verdade, ser as duas coisas.
A prosa do bom professor é também menos virtuosa quando disserta
sobre a questão da felicidade humana. O caçador recolector era mais
feliz que o agricultor? O servo do Ancient Regime era mais feliz que o
operário da Revolução Industrial? A ciência histórica deve recusar este
inquérito na medida em que a ideia de felicidade muda com as eras, com
os contextos, com as situações. O próprio autor reconhece que a
felicidade tem a ver com expectativas e as expectativas são
voláteis. Mas, se quisermos ir por esse caminho, temos a obrigação da
honestidade intelectual e devemos valorizar os factos mais objectivos
que é possível recolher. A baixa na mortalidade infantil não promoverá a
felicidade das pessoas? E, nesse caso, não serão os jovens casais do
século XX d.C. bastante mais felizes que os casais do milénio 50 a.C?
Tudo o resto é de qualidade gritante e pertinácia substantiva. São
480 páginas inspiradas, repletas de erudição sem pretensão e do mais
fino humor que um historiador pode utilizar sem perder a seriedade
académica. O leitor terá dificuldade em acompanhar e apreciar o
brilhantismo exuberante mas nunca pueril de Harari, tal a frequência com
que se manifesta; tal o exercício prodigioso e às vezes chocante de
lucidez e ousadia. Essa dificuldade é, não obstante, abençoada. Este é,
decididamente, um livro que faz bem à (grande) cabeça do Sapiens.
_____________
(1) Edward O. Wilson – A Conquista da Terra. A Nova História da Evolução Humana – Clube do Autor
(2) Jared Diamond – Colapso. Ascensão e Queda das Sociedades Humanas – Gradiva
(3) Jared Diamond – Armas, Germes e Aço – Os Destinos das Sociedades Humanas – Círculo dos Leitores
(4) Daron Acemoglu e James A. Robinson – Porque Falham As Nações – Círculo de Leitores
(5) Colosso – Ascensão e Queda do Império Americano – Círculo dos Leitores
(6) Dominique Lapierre e Larry Collins – Esta Noite a Liberdade – Ática
(7) Aldous Huxley – Admirável Mundo Novo – Livros do Brasil
(2) Jared Diamond – Colapso. Ascensão e Queda das Sociedades Humanas – Gradiva
(3) Jared Diamond – Armas, Germes e Aço – Os Destinos das Sociedades Humanas – Círculo dos Leitores
(4) Daron Acemoglu e James A. Robinson – Porque Falham As Nações – Círculo de Leitores
(5) Colosso – Ascensão e Queda do Império Americano – Círculo dos Leitores
(6) Dominique Lapierre e Larry Collins – Esta Noite a Liberdade – Ática
(7) Aldous Huxley – Admirável Mundo Novo – Livros do Brasil