terça-feira, fevereiro 02, 2016

O problema Bernie.


“I myself don’t use the word socialism, because people have been brainwashed into thinking socialism automatically means slave-labor camps, dictatorship and lack of freedom of speech.”
Bernie Sanders

Ontem, no Iowa, o acto inaugural das primárias americanas trouxe duas boas notícias do lado republicano. E uma péssima, do lado democrata. No que diz respeito ao GOP, ficámos a saber que Trump não é o actual lead runner e que pode ser batido dentro das regras do jogo político convencional. E que Marco Rubio tem de facto uma séria chance de consguir a nomeação do Partido Republicano. Já os resultados do caucus do Partido Democrático são bastante deprimentes. Bernie Sanders, um socialista convicto, conseguiu uma espécie de empate técnico, somando apenas menos 0,2% dos votos que Hillary Clinton obteve. Neste momento em que escrevo, mais de 12 horas depois do fecho das urnas, a vitória ainda não foi atribuída (to close to call), mas tudo indica que será a actual Secretária de Estado a levar os 30 delegados do Iowa para o congresso eleitoral. Porém, o simples facto de um materialista dialéctico como Sanders conseguir que os Clinton sofram de pânico é realmente eloquente sobre o abismo ideológico em que vive a sociedade americana.

Na citação que introduz este texto, o senador parece achar que o único problema do socialismo é ser conotado com o estalinismo. Se tal não fosse, Bernie assumiria de bom grado a religião. Ora, acontece que o socialismo apresenta historicamente muito mais proplemas que apenas o da selvajaria totalitária. O socialismo, por exemplo, é historicamente incapaz de criar riqueza e serve apenas como uma forma muito limitada, dispendiosa e discutível de o distribuir, sendo completamente incompatível com o modelo de civilização que fez dos Estados Unidos da América a primeira potência mundial (mas é preciso dizer isto?).

O número de circo nacional-populista de Trump é bastante preocupante e constrangedor. Mas parece que os eleitores conservadores estão a resolver o problema. Convinha agora que os eleitores liberais resolvessem também o problema Bernie. E se o que não faltou até aqui, foi gente de esquerda a acusar o Partido Republicano de cumplicidade com o extremismo de Trump, onde estão neste momento os críticos ao radicalismo marxista de Bernie no Partido Democrata?

Os Estados Unidos não podem eleger um sucessor de Obama que esteja à esquerda de Obama. Essa tragédia psico-social constituiria de facto o irrevogável fim do império. E dos fundamentos da nação federal.