sábado, junho 09, 2018

The Handmaids Tale ou como nem tudo está perdido.

Há muito que se possa dizer, de bom e de mau, sobre a polémica produção da Hulu "The Handmaids Tale", baseada na famosa novela distópica de Margaret Atwood. Mas a maneira como acaba o oitavo episódio da segunda época é de tal forma bela e pungente, que, por uns breves instantes, até nos esquecemos da deriva ideológica e da cruzada anti-cristã que, de forma tão despudorada, fundamenta esta série.

Janine, a desgraçada, escravizada, espoliada, torturada, martirizada e zarolha aia que é uma espécie de saco de porrada de serviço ao longo das duas épocas da série, trauteia "I Only Wanna Be With You" como uma música de ninar à sua filha bebé que aparentemente acaba de sobreviver a um qualquer e indefinido problema de saúde (a partir do segundo 20 no vídeo).



O momento lindíssimo, que continua depois em áudio sobre os créditos do episódio, trouxe-me à memória dos tímpanos esta excelente canção, originalmente cantada por Dusty Springfield em 1964 e durante duas décadas reinterpretada por uma quantidade maluca de gente, dos Bay City Rollers a Samantha Fox. A minha versão favorita é, claro, a dos Tourists, a banda que Annie Lennox e Dave Stewart habitaram antes de formarem os grandes e saudosos Eurythmics.



Deste episódio retira-se a natural conclusão de que nem tudo está perdido. Nem a produção executiva da Hulu está tão empenhada na sua missão doutrinária que seja incapaz de mostrar alguma sensibilidade, nem eu estão tão senil que me esqueça de um refrão com 50 anos.

I don't know what it is that makes me love you so
I only know I never want to let you go
'Cause you started something
Oh can't you see
Ever since we met you've had a hold on me
It happens to be true
I only wanna be with you

It doesn't matter where you go or what you do
I want to spend each moment of the day with you
Look what has happened with just one kiss
I never knew that I could be in love like this
It's crazy but it's true
I only wanna be with you

You stopped and smiled at me
And asked me if I cared to dance
I fell into your open arms
And I didn't stand a chance

Now listen honey
I just want to be beside you everywhere
As long as we're together honey I don't care
'Cause you started something
Oh can't you see
Ever since we met you've had a hold on me
No matter what you do
I only wanna be with you

Now listen honey
I just want to be beside you everywhere
As long as we're together honey I don't care
'Cause you started something
Oh can't you see
Ever since we met you've had a hold on me
No matter what you do
I only wanna be with you
No matter what you do
I only, only, only, only wanna be with you 

"I Only Want To Be With You", by Mike Hawker and Ivor Raymonde - 1963