terça-feira, setembro 11, 2018

Emergência: eis uma boa Teoria de Tudo.

"Nature is a language expressing itself."
Klee Irwin

A Teoria da Emergência apresenta-nos o universo como um processo temporalmente não linear de criação de consciência. Desta teoria, gosto. É coerente com o estado da matemática contemporânea e é demonstrável através do método científico. Faz sentido de tal forma que toda a gente pode compreender a sua lógica. E traz imensa consolação, traz imenso significado, à vida humana: quem tu foste, és ou serás influi perpetuamente no processo universal de ganho de consciência. Dos bits de informação do tamanho de 1 Planck às células, do ser humano às estrelas, há um movimento no sentido da obtenção de uma consciência universal, em que todos participamos e participaremos sempre. E este sempre tem a ver com um conceito não linear (ou não cronológico) do tempo. O futuro é construido pelo passado mas o passado também é construído pelo futuro, de tal forma que essa consciência universal que é produto de toda a energia, de toda a História, de toda a informação do cosmos existe desde sempre, na verdade.

Esta teoria consegue de facto explicar coisas tão diabólicas como a "Double-Slit Experience", integrando e predizendo constantes fundamentais como a Velocidade da Luz, a Constante de Planck, a Constante de Estrutura Fina, o Princípio da Incerteza e a Proporção Áurea.
Precisa de 8 dimensões matriciais, como a Teoria das Cordas, assume que a realidade é constituída por bits de informação, como a Teoria do Multiverso e as Teorias do Universo como Simulação, mas não se esgota em conclusões disparatadas, intratáveis ou niilistas que não trazem qualquer tipo de consolação filosófica.

Nestes 30 minutos de vídeo, a Teoria é bem explicadinha. E fácil de perceber, o que não é dizer pouco.