terça-feira, outubro 30, 2018

Marcelo Rebelo de Coisa Nenhuma.


O actual Presidente da República Portuguesa disse ontem que considera recandidatar-se a um novo mandato porque a Web Summit decidiu continuar a realizar em Portugal, durante os próximos dez anos, a fantochada que realiza anualmente.
Eu devo ser a pessoa mais estúpida do universo, na medida em que não percebo o que é que o cú tem a ver com as calças.
Lembro que Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, na altura da sua primeira candidatura, que essa primeira candidatura seria também a última.
Afinal não é. E não é por razões que transcendem largamente, na escala abaixo do zero, os motivos de um estadista. Marcelo não se recandidata porque o país precisa dele (é claro que não precisa). Marcelo não se candidata porque tem uma ideia para o que deve ser a presidência desta República (É claro que não tem nenhuma). Ou porque, antevendo uma nova geringonça no rescaldo das legislativas de 2019, entenda que a sua candidatura possa equilibrar ideologicamente o regime (é claro que não equilibra). Marcelo candidata-se porque a Web Summit vai continuar a organizar festas para as quais Marcelo é convidado.
A maior parte das pessoas que permanecem em cargos, públicos ou privados, por causa das festas para as quais são convidadas, tem pelo menos a decência de não tornar público o descaramento. Mas Marcelo não precisa disso. Marcelo pode ser descarado. Marcelo está para além do bem e do mal. Da substância e da futilidade. Tudo lhe é permitido.
A única coisa que não lhe é permitida é o meu voto.