sexta-feira, dezembro 13, 2019

A verdade do voto.

Image result for boris dog


As eleições de hoje no Reino Unido, talvez as mais importantes desde que Margaret Thatcher subiu ao poder, servem eloquentemente alguns pontos de vista que tenho expresso aqui no blog, a saber:

- Uma muito expressiva maioria de cidadãos britânicos querem sair da União Europeia. É o que vai rapidamente acontecer, agora que Boris Johnson tem uma maioria enorme.

- O populismo é hoje, ideologicamente, a mais substancial força política do Ocidente.

- O marxismo que tem assaltado a esquerda europeia e americana nos últimos anos é capaz de não ser assim tão popular como parece que é no twitter, na BBC, na Sky, na CNN e nos jornais "de referência" europeus e americanos. Corbyn levou hoje uma sova grande. Desconfio que em Novembro de 2020, o Partido Democrata americano - que é hoje para todos os efeitos um partido de extrema esquerda - também vai levar um histórico excerto de porrada eleitoral.

- A imprensa é, nos dias que correm e de uma maneira geral, um instrumento ao serviço de elites que vivem num lodo híbrido de capitalismo espúrio e bolchevismo radical. Os jornalistas esforçam-se loucamente por levar a cabo o sexo oral que lhes é exigido, mas a verdade é que já ninguém lhes liga nenhuma. O The Guardian, por exemplo, teve um papel completamente patético, nestas eleições, chegando ao ponto de pedir aos seus leitores para votarem trabalhista. Os eleitores escolheram ignorar a deprimente petição.

- Apesar dos esforços recorrentes para eliminar a liberdade de expressão e do fascismo politicamente correcto que impera institucionalmente, das academias aos jornais, dos aparelhos burocráticos dos estados às grandes corporações económicas, a verdade é que, até acabarem com as repúblicas fundadas na democracia representativa, as facções totalitárias terão grande dificuldade em ultrapassar a força e o bom senso dos eleitores. Há uma misteriosa sabedoria na manifestação eleitoral dos povos, que apresenta raras excepções de estupidez. Se alguma coisa continua válida nos regimes do Ocidente, é essa sabedoria. Seria bom que continuássemos a respeitá-la. A ver vamos.