sábado, março 07, 2020

Da espada de Dâmocles ao pesadelo de César.

Carl Benjamin, a.k.a. Sargon of Akkad, é um notável youtuber e pundit britânico que tem feito a sua carreira pelas vertentes do comentário político e da intervenção cidadã, mas como o Youtube retira a possibilidade de financiamento a certos canais que não concordam com a verdade oficial e absoluta das big tech e porque Benjamin é um tipo que tem interesses e inteligência e cultura que transcendem as vilanias da ciência do governo dos homens, decidiu - e bem - criar um canal completamente diferente - The Symposium - com conteúdos transversais sobre a cultura ocidental, porventura mais focados na história e nas histórias da antiguidade clássica.

Estes vídeos, que são melhor consumidos como pod-casts e que podem completamente ser ouvidos enquanto fazemos outra cena qualquer, como trabalhar ou correr ou pedalar ou postar selfies no Instagram ou criar um grupo de amigos no What's App ou lá o que as pessoas fazem na vida quando estão acordadas, são um exemplo virtuoso do que pode ser um programa pedagógico de larga audiência e a prova de que, apesar do Youtube (leia-se: apesar da Google), a plataforma do monitor vermelho continua a bombar alternativas, enquanto o mainstream mediático se fecha cada vez mais numa horrorosa, desertificada e aborrecida concórdia de elites.

Um esclarecido retrato dos Suevos, talvez a mais selvática cultura bárbara que a civilização romana teve que enfrentar, ilustra a elevação e a amigabilidade do discurso. E deixa os censores do Youtube (leia-se: os censores da Google) com um problema grande: que motivo pode haver para que este vídeo não inclua publicidade, de forma a que tanto o servidor da plataforma como o criador do conteúdo ganhem a sua justa recompensa material?



A censura é sempre contraproducente e o Youtube perde milhões e milhões de dólares todos os dias, quando retira a possibilidade de rendimento aos seus criadores. Por causa da ideologia, triunfa a falência. Não deve ser grande coisa, então, essa ideologia.