segunda-feira, maio 31, 2021

A discoteca da minha vida #95: "Wait for Me", The Pigeon Detectives.

Em 95 entradas, esta foi a decisão mais difícil: é praticamente impossível escolher um trabalho de entre a gloriosa discografia dos Pombos Detectives, muito porque em cada um dos cinco fabulosos e intrépidos discos que editaram até hoje encontramos abastado carregamento de vibrantes, vociferantes e grandiloquentes malhas de um rock completamente apunkalhado, que é fiel a um lema divino: dá-lhe com força.

Assim sendo, escolho o primeiro álbum, "Wait For Me", de 2007, pela simples razão de ser o primeiro. Pela simples razão de começar assim:



A energia alucinante dos Pigeon Detectives só tem paralelo na sua pródiga capacidade de fabricar hits. Apesar de percebermos bem que os rapazes se estão completamente nas tintas para os cânones que é necessário respeitar de forma a aceder aos tops de vendas (que felizmente nunca frequentaram), apesar de nunca terem entrado no clube dúbio e milionário do mainstream britânico (Deus é grande), a verdade é que não há música, por muito histriónica que seja, que não fique na porcaria do ouvido e lá permaneça durante uns tempos. O resultado é que, em cinco discos editados, devemos conseguir colocar na boa umas quarenta canções na playlist dos melhores temas rock de todos os tempos, ponto final, parágrafo.



Quando pessoas que não me conhecem bem têm a infeliz ideia de me perguntar de que bandas é que gosto, costumo responder, para não desperdiçar o latim com quem faz uma pergunta assim imbecil: "Ah, eu sou um fã maluco dos Pigeon Detectives". É uma maneira de encerrar o assunto porque só alguém que não ama a música pode pensar que esta pergunta tem uma resposta que se possa dar em menos de 24 horas de enumeração ininterrupta de bandas e porque esse alguém de certeza que não vai saber que agrupamento obscuro é este e porque o nome é de tal forma parvo que o interlocutor, ironicamente, vai pensar que eu nem ligo muito a música e mudar de conversa com pronta rapidez ou, se eu tiver sorte, desistir de meter conversa comigo.



Mas agora a sério: esta é de facto uma das minhas bandas favoritas. Porque os rapazes de Leeds estão nisto do rock com paixão imensa e vontade purista. Porque disparam estes temas breves e fulminantes com pontaria de pistoleiros profissionais, porque mantêm uma frescura, uma juventude, uma certa e deliciosa imaturidade que é absolutamente revigorante; porque não têm um pingo de pretensão. Porque se decidiram chamar Pigeon Detectives. Porque são incondicionais, descomprometidos, livres. Porque estão sempre certos:



Mais sobre os Pigeon Detectives no Blogville.