A colheita de 2008, no que diz respeito ao rock indie, foi de eleição e nunca mais consigo sair deste profícuo ano, que no seu mês de Julho testemunha a apresentação à sociedade dos Said The Whale, com "Howe Sounds / Taking Abalonia". A banda ainda está em actividade, lançou entretanto mais cinco álbuns, conheço-os todos e qualquer um deles podia entrar nesta discoteca. Por isso mesmo, se tenho que escolher um, escolho este, que é o primeiro. E que é uma comédia genial.
Os Said the Whale são uma espécie de instituição de utilidade pública. Desinteressados, descomprometidos, desaprumados, filantrópicos, bem humorados, canadianos no bom sentido da palavra (fenómeno raro), prestam à humanidade um impagável serviço trovadoresco, rico em substância criativa e desalinhado espírito de aventura, que deixa os queridos ouvintes, a cada acorde, meio desorientados, meio encantados, num labirinto sinfónico de referências cruzadas e estonteantes.
A banda de Ben Worcester e Tyler Bancroft não se leva muito a sério e está sempre a baralhar as expectativas. Agora conta uma anedota, depois vai a um velório. Aqui apresenta-se como uma grafonola folk, ali como um amplificador pop. Num momento estão zangados com o mundo, a seguir já estão enamorados com o cosmos. Pegam num cavaquinho com o mesmo à vontade que estrefegam uma guitarra eléctrica. Não interessa realmente para que ângulo se inclina o indicador do género ou que nível atinge o sensor do temperamento, porque os Said The Whale não cabem em cadernetas taxonómicas ou em escalas escolásticas. Fazem música para o lado que estão virados, num determinado instante.
Tenho um carinho enorme, misturado com admiração abundante, por esta banda camaleónica, que está constantemente a mudar de roupa interior, que está constantemente a perguntar-se por si própria, que está constantemente a virar o bico ao prego, num jogo de identidades que é de difícil resolução mas que acaba invariavelmente por ser consistente e fazer completo e rotundo sentido para os ouvidos.
Said The Whale. A música por amor da música.