terça-feira, outubro 19, 2021

Marco Aurélio ou o oráculo de Platão.

"The essence of greatness is the perception that virtue is enough."
Ralph Waldo Emerson

"Aquilo que não tem utilidade para o enxame não é útil à abelha."
Marco Aurélio . Meditações, VI, 54


Imagina, criativo leitor, que tens todo o poder do mundo conhecido. Todas as riquezas podem ser tuas. Tudo o que desejas será colocado a teus pés, num estalar dos dedos. Imagina que és um imperador romano, no apogeu do domínio militar, cultural e territorial do império.

O que é que achas que vai acontecer com a tua alma, rapidamente?

Se é verdade que o poder absoluto corrompe absolutamente, também não é mentira nenhuma que a excepção é Marco Aurélio. Único imperador filósofo, no sentido platónico, da história da humanidade, o último dos Antoninos viveu de acordo com os princípios estoicos que defendia. Durante os intermináveis 19 anos do seu mandato absolutista, resistiu bravamente a todas as tentações. Foi frugal, quando vivia na opulência; foi justo, quando podia ser iníquo; foi racional, quando podia deixar-se levar pelas emoções; foi constante, quando podia ser temperamental; foi virtuoso, quando podia ser corrupto. Seguiu invariavelmente as suas próprias máximas morais: preocupa-te com o que controlas, não te aflijas com aquilo que sai fora da tua esfera. Sê resiliente e tolerante com a condição humana. Aceita a desgraça, a doença, o sofrimento, a morte, como leis naturais e inescapáveis da vida, contra as quais és impotente. Concentra-te no que podes fazer pela salvação da tua alma e pela edificação do bem geral, em cada dia.

Quem tem um mínimo interesse em História e Filosofia vai gostar desta elevadíssima e entretida e lúcida e articulada palestra do Professor Michael Sugrue, dedicada a Marco Aurélio e à obra prima que escreveu para si próprio: Meditações.

Quem não tem interesse nestas matérias, pode ir ver o Jogo da Lula.