sábado, fevereiro 19, 2022

O fim do princípio.

A ocupação do centro da capital administrativa do Canadá parece ter chegado ao fim, depois da polícia, recorrendo a métodos brutais que incluíram a prisão de centenas de cidadãos, cargas de cavalaria e apreensão de veículos e licenças, ter conseguido dispersar a multidão e desobstruir uma boa parte das ruas que constituíam o perímetro do protesto.

Neste momento a situação em Ottawa é esta:



O protesto dos camionistas pode no entanto não ter sido em vão. É pertinente projectar que Trudeau não voltará a ser eleito para primeiro ministro, e, apesar dos media terem tentado deturpar a realidade ou omiti-la completamente, a mensagem passou e impactou globalmente a consciência colectiva: sabemos hoje o que os governos estão preparados para fazer quando a sua atitude totalitária encontra resistência séria.

Este pode ter sido o fim do princípio de um movimento libertário de raiz popular. A ver vamos. Mas os canadianos que lutaram durante quatro semanas pela liberdade e pelos valores da Civilização Ocidental, em condições climatéricas muito difíceis e contra forças opressivas bem mais poderosas, merecem um elogio que só pode ser concretizado pela continuidade dos protestos noutros países, ou pela rápida obliteração das restrições e dos mandatos decorrentes de um vírus cujas consequências clínicas neste momento são equivalentes às de uma constipação.

Honk. Honk.