Os rapazes da Politifact estão em desespero de causa. Nada de novo. Os fact checkers estão sempre em desespero de causa. No caso específico deste relatório, lemos que a América não duplicou as importações de petróleo russo no ano passado porque duplicou as importações de petróleo russo o ano passado.
Não é uma gralha e eu repito: uma organização que se dedica à verificação dos factos que correm na imprensa e nas redes sociais afirma que é falso que os Estados Unidos duplicaram as importações de petróleo russo em 2021 ao mesmo tempo que confirma que os Estados Unidos duplicaram as importações de petróleo russo em 2021.
E depois, estes aprendizes de Pinóquio ainda conseguem ficar espantados quando a malta recusa as narrativas que eles tentam propagar.
O que, se pensarmos bem, é de uma gravidade tremenda: mesmo que Putin fosse o diabo na Terra, bastava que a imprensa afirmasse esse "facto" para que milhões de pessoas no Ocidente considerassem que o inquilino do Kremilin é um santo por canonizar.
Décadas de mentiras escandalosas como esta desagregaram completamente as sociedades ocidentais. E é difícil fazer uma guerra quando ninguém acredita no retrato que se faz do inimigo. A não ser, claro, que a opinião das massas não seja relevante. Como acontece em todas as ditaduras.