quinta-feira, janeiro 26, 2023

ContraCultura: relatório & contas ao mês 5.

Cinco meses depois de iniciado o projecto editorial, estes são os números:

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Produção de conteúdos:
Artigos publicados: 425
Posts no Blogville: + de 1.100
Posts no Facebook: cerca de 600
Posts no Twitter: cerca de 600
Posts no Instagram: 160
E-letters enviadas: 101

Audiências:
Audiências ContraCultura: cerca de 11.000 visitas
Audiências Blogville: cerca de 55.000 vistas
Seguidores Facebook: 86
Seguidores Twitter: 27
Seguidores Instagram: 125
Subscritores e-letter: 95 

Investimento em publicidade:
Google Ads: cerca de 260,00 €
Retorno: 2.900 clics

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É preciso ser realista: enquanto os números de produção de conteúdos são, para quem está a trabalhar sozinho e mantém outra actividade profissional, bastante razoáveis, as audiências estão ainda muito próximas do ridículo, se exceptuarmos o blog, embora a Google se tenha encarregado, desde 26 de Dezembro do ano passado, de manipular os algoritmos de search de tal forma que, sem qualquer diferença no conteúdo publicado, tanto em quantidade como em espécie, as audiências do Blogville foram subitamente reduzidas a menos de um terço.

O blog passou assim de uma média de 12.000 visitas por mês para cerca de 3.500 visitas mensais. O que não são boas notícias, até porque partia daqui muito do tráfego que estava a ser conduzido para o Contra. Isto embora o reflexo estatístico não seja, felizmente, notório, talvez porque o público fiel ao blog continue a visitar o Contra e aqueles que vinham aqui parar por acaso não o faziam em número significativo. Mas estas relações de causa e efeito nem sempre são claras.
 

Que estas linhas não sejam porém lidas como um desanimado relatório. O ContraCultura é para continuar. É para melhorar. É para evoluir. É para crescer, a prazo. E o investimento, se em tempo não pode por agora ser maior, em dinheiro terá necessariamente que ser mais avultado. Gasto mais a jantar fora numa semana do que em publicidade durante cinco meses. Não pode ser.