A administração federal americana entrou em 'shut down' porque democratas e republicanos não se entenderam sobre o orçamento.
Será porque a administração Trump quer despejar um trilião de dólares numa instituição - o Pentágono - que é inauditável e que gasta quantias abissais de dinheiro sem que ninguém consiga saber como, onde ou porquê? Não.
Será porque a Big Beautiful Bill de Donad Trump vai aumentar a já insustentável dívida pública americana, reforçando ainda mais o papel do Estado na sociedade e condenando a as expectativas de prosperidade futura dos cidadãos da federação? Não.
Será porque uns muitos biliões desses dólares irão parar às mãos do regime Netanyahu, contribuindo activamente para o genocídio em Gaza e os conflitos perpétuos no Médio Oriente? Também não.
Será porque uma fatia desse dinheiro vai intensificar dramática e perigosamente a guerra na Ucrânia, financiar um novo ataque ao Irão ou patrocinar uma mudança de regime na Venezuela? Outro não.
A administração federal vai ficar sem financiamento porque não estabelece privilégios de assistência médica gratuita para imigrantes ilegais. Isto num país que não oferece um serviço universal de saúde aos seus próprios cidadãos.
A sério. E para quem duvida, amanhã sai um artigo no Contra que documenta o facto.