quarta-feira, fevereiro 25, 2009

O léxico da crueldade.


William Hogarth | The South Sea Bubble - an Allegory.

Hoje não estou num dia bom. Estou zangado com o mundo. Estou zangado comigo. Hoje, abri um email que me alertava para o desaparecimento de uma criança. Chama-se Raquel, tem 12 anos. É muito bonita. E desapareceu. Vivia em Benfica e tem um olhar meigo, que se vê claramente na foto que recebi, junto com um texto de fazer chorar. Quis desligar o computador e sair à rua para ir à procura dela. Ir à procura da Raquel e encontrá-la e entregá-la aos pais e não por causa da Raquel desaparecida e não por causa do desespero dos seus pais, mas por minha causa. Para poder dizer um dia: fiz isto. Encontrei a menina desaparecida. Salvei-a para me salvar. Salvei-a para justificar o facto de estar vivo.

É claro que não fui à procura dela, é claro que me deixei estar no meu conforto revoltado de pária, abrindo emails e cumprindo pequenas tarefas e desenhando assimetricamente o meu mesquinho e sorumbático trajecto de macaco circense.

Hoje não estou num dia bom. E o universo inteiro cai sobre mim com acusações de todo o género. Aceito-as, resignado, e abandono-me, como fazia o outro, à pena que tenho de mim.