segunda-feira, setembro 22, 2014

Feynman explica.


"What statement would contain the most information in the fewest words? All things are made of atoms - little particles that move around in perpetual motion, attracting each other when they are a little distance apart, but repelling upon being squeezed into one another."
Richard Feynman - Six Easy Pieces - 1961

No vídeo em cima, resume-se num instantinho a biografia de Richard Feynman (1918-1988). É alguém que importa conhecer porque se trata - claramente - de um dos mais geniais físicos do século XX. 
Nos dois vídeos de baixo, Feynman explica, num workshop para leigos, como funciona a vertente laboratorial da física quântica, um assunto que confunde muita gente. E como a realidade se apresenta, do ponto de vista da mecânica das partículas.
O carácter informal da palestra permite-nos entrar de uma forma quase intimista na personalidade de Feynman, na sua linguagem corporal, na sua teatralidade, na sua erudição e vocação pedagógica. Enquanto o físico, que está descalço, discursa sobre a natureza probabilística da luz, irrita-se com as interrupções, engana-se nas contas, volta atrás e salta para a frente da narrativa de forma caótica, deixa cair os marcadores e está constantemente a pisar o fio do microfone. Ainda assim, percebe-se perfeitamente que estamos na presença de um monstro sagrado da ciência.




O Workshop inteiro está aqui.

Recentemente a BBC produziu um bastante competente filme com William Hurt personificando Feynman, no epílogo da sua vida, quando conseguiu descobrir e demonstrar eloquentemente a causa da tragédia do shuttle Challenger.