segunda-feira, janeiro 11, 2016

Ninguém vota no Marcelo.

POR MÁRCIO ALVES CANDOSO

Não há ninguém que vote em Marcelo. Ninguém. Foi essa a conclusão a que cheguei depois de uma vista de olhos pelas redes sociais.

Os maçons não votam em Marcelo. O tipo é católico, daqueles manhosos que até vão à missa. Os maçons votam quase todos em Maria de Belém, uns quantos em Sampaio da Nóvoa e imagino que sobrem alguns para Henrique Neto.

Os 'opus dei' não votam em Marcelo. O tipo é muito liberal, até nem se importa que haja uma lei decente sobre o aborto e pensa em primeiro lugar nas crianças, no 'affair' da adopção por homossexuais. Os 'opus dei' votam mais em Maria de Belém ou abstêm-se, enquanto fazem o sinal da cruz e se fustigam.

Os ressabiados de Direita não votam em Marcelo. O gajo anda a fazer muitas pontes à esquerda, a armar-se em consensual, e essa malta gostava mesmo era do Cavaco, tão ressabiado como eles e que puxava sempre a brasa para o Governo cessante. Os ressabiados de Direita abstêm-se, ou votam por raiva num outro candidato qualquer, de preferência um que não tenha hipóteses, como Henrique Neto ou Paulo Morais.

Os socialistas andam à nora para escolher candidato, mas certamente não votam em Marcelo. Aproveitam para por de pantanas ainda mais o albergue espanhol em que se transformou o Partido, para porem em dia vinganças antigas, e distribuem votos por Maria e por Nóvoa, ficando ainda uns restinhos para Neto.

Os comunistas nunca, mas nunca votariam no Marcelo. O mesmo se pode dizer dos bloquistas. Ambos têm candidatos de facção, tipo do que chamavam ao Cavaco, mas é a facção deles, por isso é boa.

Os monárquicos e os fascistas, por coerência, abstêm-se. Alguns, se ninguém os vir, vão cedo e embuçados às urnas, nas quais deixarão um voto branco ou nulo, ou dispersarão tanto por tanto candidato que não contam nem para uma sondagem decente.

Portanto, ninguém vota no Marcelo. Resto eu e mais meia dúzia de pessoas. Não sei como é que vamos conseguir ganhar as eleições, nem mesmo dar razão às sondagens que o apontam perto da vitória à primeira volta. Sinto-me tão sozinho, eu e as sondagens...

'Take care' e um 'x' no boletim :)