domingo, junho 03, 2018

Cidadão Sebastião #02


 
- Muito boa tarde.
- Boa tarde, cidadão.
- Pretendo enviar uma carta para Deus.
- Concerteza, cidadão. Suponho que se trata do Deus Católico?
- Perdão?
- Pergunto-lhe cidadão, se o destinatário da sua carta é o Deus Católico, Apostólico Romano.
- Creio num só Deus, uno e indivisível.
- A companhia envia correspondência para 36 deuses, 148 semi-deuses, 89 apóstolos, 282 santos, 1357 fúrias, 44 profetas e 3 messias. Sobre a unicidade e indivisibilidade de Deus terá que contactar o Gabinete de Orientação Metafísica.
- O senhor está a dizer-me que existem 36 deuses?
- Não. Estou apenas a enumerar caixas postais. Pode de facto dar-se a hipótese de existir apenas um Deus, que mantém 36 caixas postais activas.
- Caixas postais? Quer dizer que a minha carta não será entregue na residência de Deus?
- Infelizmente, não, caro cidadão. De acordo com o decreto operacional 320045 Secção B200 da lei orgânica dos correios, a companhia respeita o protocolo de protecção da privacidade e salvaguarda do sigilo domiciliário relativamente aos serviços postais com divindades e fúrias. Este protocolo protege todas as entidades metafísicas do incómodo dos fãs, como da ameaça dos hereges.
- Bom, seja, quero então enviar esta carta para a caixa postal do Deus Católico Apostólico Romano.
- Muito bem. São 420 imperadores de ouro.
- 420 imperadores para entregar uma carta numa caixa postal?
- De ouro. Aceitamos imperadores em espécie ou visados. Se quiser pagar com cheque, haverá uma demora de 48 horas a 8 dias não úteis, para os devidos inquéritos de  provisão. Neste caso o preçário será acrescido da taxa de inquérito no valor de 12 imperadores de prata.
- Mas trata-se de um roubo!
- Se o cidadão suspeita que está a ser alvo de um acto ilegal, terá que preencher o formulário 428A e entregá-lo, devidamente lacrado, no Gabinete de Apoio à Vítima de Actos ilegais.
- Voltemos à missiva. Quanto tempo demorará a chegar?
- A correspondência com entidades divinas é entregue nas respectivas caixas postais no espaço de 24 horas, mas isso não quer dizer que a divindade receba a correspondência em tempo real, claro. Temos registo de missivas que foram recolhidas pelo destinatário 25.000 anos depois de entregues na respectiva caixa postal.
- 25.000 anos? O senhor está a brincar comigo?
- De todo. Mas também pode demorar muito menos tempo. Bem vê, depende das rotinas de cada divindade. O cidadão compreenderá que, para os imortais, não há pressas. Passar pela caixa postal amanhã ou daqui a 20.000 anos é a mesmíssima coisa. Para uma mais clara determinação desta questão, aconselho o envio com aviso de recepção. Neste caso o preço será acrescido de 55 imperadores de prata.
- Assim sendo, desisto. Passe bem.
- Vá em paz, cidadão, e se me permite, aqui ficam os votos de que o Deus Católico Apostólico Romano o acompanhe. Em tempo real.