quarta-feira, novembro 28, 2018

Matéria e consciência: a hipótese animista.



A Teoria da Emergência, de que já aqui falei, tem um grande aliado na escola do Pan-Psiquismo. Nesta surpreendente e interessantíssima palestra, o biólogo Rupert Sheldrake argumenta que o sol, como a galáxia, como o universo e como todos os sistemas que se auto-organizam, é uma entidade consciente. A tese, que integra correntes filosóficas que vão da Escola de Atenas ao naturalismo de Leibniz, dos animistas à ontologia processual de Whitehead, oferece soluções sólidas para muitos problemas das neurociências e da física contemporânea, inclusivamente o da matéria negra e da energia negra, que deixam de ser necessárias à orgânica do cosmos, bem como o da localização da memória no cérebro humano, um assunto que permanece em aberto e que Sheldrake procura resolver de uma forma muito elegante com a sua célebre Conjectura da Ressonância Mórfica.
Para além das questões científicas, o argumento que o biólogo inglês defende neste vídeo dá resposta a dores filosóficas que sempre nos atormentaram, como aquela que se estabelece sobre o significado da vida humana e a mistérios teológicos como a mecânica da omnisciência divina, sobre a qual apenas Newton teve a ousadia de especular.
A ideia do universo como um processo ondulatório, não materialista, de ganho de consciência é aqui articulada de uma forma particularmente sedutora. E dá que pensar. Dá muito que pensar.