terça-feira, junho 01, 2021

O Livro do Genesis e a idade do Universo.

"The universe is billons of years old from one perspective and a mere six days old from another. And both are correct! "

Gerald Lawrrence Schroeder . The Age of the Universe


No livro do Génesis, somos informados que o universo foi criado em seis dias. Ninguém acredita nisto, claro. E como ninguém acredita nisto, ninguém pensa realmente no que está lá escrito. Para já, é difícil saber o que são seis dias no início dos tempos. Nós medimos o dia pelo tempo que a Terra demora a rodar sobre si própria. E no início dos tempos essa referência não existia, obviamente. São seis dias, sim, mas de acordo com o relógio de Deus. E nós não sabemos quanto tempo é que esses dias demoram a passar.

Ou sabemos?

Gerald Lawrrence Schroeder, físico judeu ortodoxo e professor na Aish HaTorah's, tem procurado provar o impensável: que os  cientistas têm razão quando dizem que o universo deve ter uns bons 15 biliões de anos e que a sua criação decorre nesse contínuo e que os teólogos ortodoxos têm razão também, quando acreditam na criação em seis dias.

Explorando a ideia de que o fluxo de tempo percebido para um determinado evento num universo em expansão varia com a perspectiva do observador desse evento, Schroeder tenta reconciliar as duas perspectivas, calculando o efeito do alongamento do espaço-tempo, com base na relatividade geral de Einstein.

Ou seja, da perspectiva do ponto de origem do Big Bang, de acordo com as equações de Einstein sobre o 'fator de alongamento', o tempo dilata-se no fator de aproximadamente 1.000.000.000.000, o que significa que um trilião de dias na Terra equivalem a apenas um dia no momento do Big Bang, devido ao alongamento do espaço. Quando esta conjectura é aplicada à idade estimada do universo (13,8 bilhões de anos), da perspectiva do ponto de origem (a perspectiva do Deus criador), o universo acabou de amanhecer o seu sexto dia de existência.

Fabuloso.

O genial artigo de Schroeder está aqui.

Fica também um clip outrossim notável em que o físico israelita demonstra com uma simplicidade arrepiante como a teoria do Big Bang coloca Deus na equação. E a Bíblia de acordo com a ciência.