Niki Lauda, chamado a definir os 20,8 kms do circuito de Nurburgring Nordschleife respondeu: it's a green hell. As 154 curvas que é necessário negociar para cumprir uma volta a este perímetro de culto para pilotos e fãs de automobilismo de todo o mundo são um problema para decorar, primeiro, e depois de decoradas são um problema ainda maior para aperfeiçoar as trajectórias. O sofrimento, porém, compensa porque este é o imperador de todos os autódromos, ponto final.
Hei-de postar aqui um vídeo que seja uma espécie de lap guide do Nordschleife, mas começo com uma corrida super divertida e até emocionante. Uma das cenas que o Sim Racing tem de muito porreiro é que podemos viajar no tempo e pegar em carros que já não se usam e por isso decidi escolher a classe DTM do princípio dos anos 90 para ultrapassar, no Assetto Corsa, o seguinte desafio: com a inteligência artificial no máximo (os italianos da Kunos chamam a este nível "insane") e partindo de último (16º), conseguir chegar em primeiro numa volta só. É claro que a inteligência artificial do Asseto Corsa não é lá muito inteligente, mesmo no seu máximo de dificuldade, como podem constatar (só na partida ganho logo 4 ou 5 lugares), mas por outro lado, guiar o Mercedes 190 E Evo 2 DTM de 1992, que não tem controle de tracção nem electrónica nenhuma, pela estreita serpentina do Nordschleife e com 15 erráticos concorrentes pela frente não é, garanto-vos, tarefa fácil.
Este acaba por ser até e se calhar o vídeo mais giro que já coloquei nesta rubrica, porque apesar de ter cumprido o objectivo a que me propus, é apenas na Döttinger Höhe, a enorme recta que praticamente conclui esta volta alucinante, que consigo ultrapassar, aproveitando o cone de aspiração, o Alfa Romeu que liderou a maior parte da corrida.
Boa viagem.
Porque esta última sequência de perseguição ao líder é muito realista - é mesmo assim que se decidem corridas no Nordschleife do mundo real - coloco também os últimos 2'30'' minutos gravados com câmara exterior.