segunda-feira, maio 10, 2021

Local elections no Reino Unido: um suicídio por assassinato.



Os resultados eleitorais do Labour Party britânico vão de maus a péssimos, sendo que nas recentes intercalares para os órgãos municipais a coisa ainda correu pior do que nas legislativas do ano passado, com derrotas estrondosas em regiões de eleitorado blue collar em que o partido nunca na sua história tinha perdido.

English County Councils

English Local Authorities

As razões deste apocalítico estado comatoso estão em aberto. Mas eu, na minha ignorância, desconfio que deve ser, talvez, porque a estratégia de tratar os eleitores como racistas, sexistas e ignorantes é capaz de não ser lá muito esperta, não sei. Isto e, claro, o facto de que grande parte dos altos quadros do partido não esconderem as suas tendências marxistas, para não dizer soviéticas. Na minha muito humilde opinião, não creio que o marxismo-leninismo seja assim tão apelativo para a generalidade dos ingleses. Mas posso estar enganado claro.

Também não deve ajudar, salvo melhor arbítrio, o perfil do actual líder do partido trabalhista, ou melhor, a ausência de perfil. Sir Keir Rodney Starmer é um aristocrata transparente e ausente e apagado e conformista que não pode estar mais longe das realidades da classe média e média-baixa inglesas. Que não pode ser mais politicamente correcto  do que já é, sendo certo que a ideologia woke não parece ser muito apelativa para o eleitorado do Labour, como as eleições de 2020 e o desastre Jeremy Corbyn já tinham inequivocamente demonstrado.

Mas isto é só uma apriorística e irrelevante e subjectiva e ignorante apreciação minha e que sei eu?

Uma coisa é certa, o Labour comete a cada dia que passa, uma espécie de suicídio através do assassinato dos valores que por diversas vezes o projectaram para o poder no Reino Unido. Os valores de Tony Blair, por exemplo e quer se goste deles quer não. Esses valores, que compreendem a defesa da classe operária, a valorização do trabalho, a protecção dos interesses da nação e um certo paternalismo da segurança social sobre os ingleses nativos, são hoje completamente inexistentes na esquerda britânica. A esquerda britânica não tem interesse nos britânicos, que na verdade despreza e está muito mais vocacionada para ser popular no Twitter.
Boa sorte.