terça-feira, maio 18, 2021

Ovnis e o Pentágono: já nem sei o que pensar sobre este assunto.

É certo e sabido: quando monumentos mediáticos dedicados à mentira como a CBS em geral e o programa "60 Minutes" em particular se dedicam ao assunto dos ovnis, o assunto dos ovnis perde logo muita credibilidade. Hoje em dia qualquer blog amador, qualquer página obscura do Facebook, qualquer entrada no Reddit têm mais credibilidade que estes falsários.

Ainda assim, este testemunho de um ex-piloto da marinha norte americana deve ser levado a sério. Ao minuto 4'55'', o tenente diz que observava ovnis com frequência diária, quando voava o seu jacto.



Este relato não pode deixar de ser espantoso e liberta uma questão central, que é de ordem eminentemente securitária: como é que as forças armadas da maior potência militar do mundo convivem com esta intrusão nas suas áreas de interesse exclusivo? Como é que é possível que o Pentágono ande a assobiar para o lado há décadas, como se nada fosse? Não é esta situação um perigo claro e presente que fragiliza a segurança da América e do mundo? Não são estes objectos que ignoram as leis da física e da termodinâmica com escandalosa desfaçatez, bem como os protocolos de acesso a no fly zones, uma ameaça séria aos sistemas de defesa internacionais?

Das duas quatro: ou os objectos são de fabrico humano e americano e o Pentágono sabe disso e tem tentado, ontem como hoje, criar uma cortina de fumo sobre o secreto projecto; ou os objectos são de fabrico humano mas não americano e o Pentágono sabe disso e está a tentar, ontem como hoje, encobrir a sua evidente fragilidade tecnológica; ou ninguém de facto sabe o que são e de onde provêm e que missão trazem estas assombrosas máquinas voadoras e o Pentágono não quer assumir, ontem como hoje, a sua ignorância, incompetência e iliteracia científica perante a América e o mundo; ou, por fim, tudo isto não passa de uma ambiciosa operação de desinformação do público que visa a sedimentação do medo junto dos cidadãos, de forma a perpetuar o controlo social e as medidas de anulação de direitos e liberdades fundamentais que têm vindo a ser implementadas nos últimos anos, a propósito de pandemias e pânicos climáticos.

Seja como for, é tudo muito estranho. E, na medida em que estes objectos parecem extremamente interessados em observar equipamentos militares, um bocadinho assustador.