sábado, maio 08, 2021

Saturno visto pela Cassini.

Ao contrário das desinteressantes missões a Marte, a sonda Cassini, cuja odisseia começou em 1997 e durou quase 20 anos, 13 deles na órbita de Saturno, conseguiu imagens de uma beleza recordista. Reparem bem no poder cinemático desta compilação:



E em termos científicos, há aqui mais conteúdo do que em cem viagens ao planeta vermelho. As fascinantes e sobrenaturalmente belas imagens do trânsito de Enceladus, uma das luas mais interessantes de todo o sistema solar, obtidas pela Cassini em 2006, mostram geisers exuberantes, que implicam a presença de água em estado líquido. E como não se cansam de repetir os biólogos de toda a parte, onde há água em estado líquido, haverá vida.



O Elon Musk, já para não falar da NASA, que é um caso perdido, podia muito bem canalizar as energias da sua imaginação e uns trocos da sua fortuna para mais missões como a da Cassini e esbanjar menos com aqueles foguetões desajeitados com que planeia levar turistas ao deserto. Até porque deserto por deserto, o Atacama é mais bonito. E fica mais perto.