terça-feira, março 15, 2022

Suicidas demasiado imbecis para perceberem que se estão a suicidar.

Ainda no sábado passado alertava para o fim do petrodólar e do sistema financeiro global sediado no Ocidente. Hoje, o The Wall Street Journal publica esta notícia:

Se necessário fosse uma prova material da  infantil incompetência e escandalosa falência estratégica dos líderes que temos, a impensada histeria de sanções e confiscos, num contexto económico altamente volátil e inflaccionário, serve perfeitamente.

Ao utilizarem o sistema financeiro global como arma de arremesso contra o estado russo e os seus cidadãos, as instituições ocidentais arruinaram-no, porque a confiança, o valor mais alto que regulamenta os mercados modernos,  desapareceu do mapa. E até os suíços foram na conversa. Que bilionário não ocidental vai voltar a confiar neles para cuidarem do seu dinheiro?

Ao imprimirem moeda ao ritmo de triliões por trimestre, os americanos aniquilaram um dos seus últimos instrumentos de domínio imperial: o dólar como divisa.

Ao aceitarem viver dependentes de fontes de energia localizadas em territórios onde a sua influência é hoje muito reduzida ou nenhuma, mesmo quando podiam simplesmente reactivar as suas próprias explorações, como acontece de forma gritante nos Estados Unidos (ou na Alemanha, que fechou todas as suas centris nucleares), os senhores do universo ocidental encontram-se agora esvaziados de poder negocial e os sauditas já nem sequer atendem os telefonemas de Joe Biden.

E agora digam-me: a integridade das fronteiras da Ucrânia justifica este descalabro?