Eis uma lição para aqueles que colocam o seu destino nas mãos do Estado. Aqueles que acreditam nos políticos e burocratas do Estado. Aqueles que entregam a sua liberdade e a sua independência ao Estado. Aqueles que confiam em promessas feitas pelo Estado, que o Estado não vai cumprir nunca.
Em Espanha, 65.000 destes inocentes investiram loucamente em energia solar, como o Estado os encorajou a fazer, só para serem arruinados pelo Estado, que logo depois lhes retirou todos os apoios que tinha prometido e sem os quais o seu investimento em energias renováveis nunca seria rentável.
Este inocente em particular, sobre o qual recai a reportagem da France 24, investiu um milhão de euros num parque solar, convencido pela propaganda do regime que estava a fazer o negócio da sua vida. Arruinou-se e arruinou a família. E agora vai todos os dias esmolar ao parlamento em Madrid aquilo que o Estado lhe deve.
Mesmo depois de ser destruído pelo Estado, e por quem o dirige, ainda não percebeu que o Estado, e quem o dirige, é o seu primeiro inimigo.