terça-feira, setembro 20, 2022

Haikus de um lugar no inferno.

 

 

Tens uma certeza absoluta.
Logo a seguir,
mais ou menos.

 

 

Não penses que escolhes a solidão.
É a solidão que te escolhe.

 

 

Contra tudo e contra todos.
Sou eu.

 

 

Não tenho amigos, nem família.
Agradeço a Deus essa liberdade.

 

 

Aprendi com Job
Que as maldições
São bênçãos.

 

 

Sou casado, mas para efeitos de companhia
Fui toda a vida e serei toda a vida
solteiro.

 

 

Deus deu-me capacidade de trabalho.
Mas nunca prometeu
Recompensa.

 

 

Serei um estupor, sim.
Mas ingrato, não.

 

 

As pessoas passam por mim como
Flutuações quânticas.
Vivem e morrem a cada instante.

 

 

Às vezes penso que a vida
É um laboratório de Schrödinger.



Às vezes penso que a vida
É apenas teatro.

 

 

Tenho a pretensão de observar
Para além das sombras da caverna.
Estou equivocado.

 

 

Do pecado da soberba terei que responder
No último juízo.

 

 

Não há nesta vida, redenção.
Isso vai ficar
Para depois.



Li trinta vezes o Evangelho de João.
A restante literatura
É vã.

 

 

Sou fanaticamente cristão.
Vou ser condenado
na mesma.



Cometi tantos erros na vida
Que nem Dante tem lugar
Para mim.