terça-feira, outubro 04, 2022

Uma vez aberta, a Caixa de Pandora é difícil de fechar.

Como sempre disse e escrevi, uma vez aberto o precedente, nada impede a volição totalitária de prosseguir com a retirada de direitos e liberdades aos cidadãos. Quem pensou que a cedência da cidadania seria temporária e contingente, não pensou bem. Ou nunca leu um livro de história na vida.

O modelo civilizacional em que vivíamos antes da pandemia está perdido. E só será recuperado através da reacção veemente das massas. E quando digo veemente, digo agressiva e violenta, até, se necessário for. Na história da humanidade há muito poucos exemplos de poderes e direitos e garantias atribuídos às massas sem que estas se encontrassem numa posição de força em relação aos poderes instituídos. 

O único argumento contra esta tese é que revoluções como a americana e a inglesa não foram propriamente conduzidas pelo povo miúdo, mas por interesses burgueses. O meu contra-argumento é que na actualidade os interesses burgueses, desde que não oligárquicos, são os interesses das massas, dada a evolução sócio-económica decorrente dos processos de desenvolvimento industrial e tecnológico entretanto ocorridos.