sábado, junho 10, 2023

100ª edição das 24 horas de Le Mans: Muito mais que uma efeméride.

A célebre corrida de resistência do circuito de la Sarthe tem este ano muitos motivos de interesse. Na categoria Hypercar temos aquela que será uma da mais ricas entry lists de todos os tempos: fabricantes como a Toyota, a Porsche, a Ferrari, a Peugeot e a Caddilac e privados como a Vanwall, a Jota e a Glickenhouse, num total de 16 lindíssimos automóveis, vão disputar a vitória numa prova que, apesar do favoritismo da Toyota, está completamente em aberto e em que os carros da Ferrari AF Course se qualificaram para os dois primeiros lugares da grelha de partida.

Nas classes LMP2 e GTE é difícil prever um vencedor, porque as 24 horas de Le Mans são sempre ou quase sempre um pesadelo para apostadores e porque há muitos automóveis capazes de triunfar. Na categoria GTE há também uma curiosidade: a Nascar está representada com um carro, que não tem grandes alterações em relação àqueles que competem nos Estados Unidos, para além dos ajustes normais que os turismos de competição fazem em função das especificidades de cada circuito.

Mais a mais, a lista de pilotos à partida é também impressionante. Só nos hypercars encontramos, por exemplo, Kevin Estre, Sebastien Bourdais, Esteban Guerrieri, Andre Lotterer, Sebastien Buemi, Brendon Hartley, Antonio Giovinazzi, Paul di Resta e o português Antonio Felix da Costa. Tudo pilotos de topo.

A coisa promete e é disparada já amanhã, a partir das 15h00, hora de Portugal, com transmissão na Eurosport.

Boa viagem.