sábado, setembro 02, 2023

ContraCultura: relatório & contas no primeiro ano de actividade.

Um ano de trabalheiras depois do seu lançamento, o Contra continua, lentamente, a construir a sua audiência. 

O gráfico de visitas ao site mostra uma tendência de crescimento, modesta, é certo, mas consistente.

Nas duas últimas semanas de Julho e em Agosto notou-se uma estagnação, que se deveu ao facto do Contra ter publicado menos e à época de férias. Mas na última semana o ritmo editorial aumentou e as audiências também voltaram à tendência ascendente.

No blog as audiências caíram abruptamente em Janeiro deste ano, sem que se consiga perceber porquê e de forma evidentemente inorgânica. Ainda estou para perceber este mistério, sinceramente, porque a queda abismal não pode decorrer das minhas acções: nada mudou em termos editoriais entre Dezembro e Janeiro que justifique a transição de uma média mensal de visitas de cerca de 12.000 para cerca de 3.500, no espaço de poucos dias.

O Twitter/X tornou-se, de longe, a plataforma social mais popular do Contra, graças a um investimento pequeno mas regular que foi feito nos últimos 6 meses. Esse esforço vai no entanto ser interrompido no fim deste ano, já que me parece que atingi o nível máximo de optimização do investimento a que uma publicação escrita em português de Portugal e completamente dissidente pode aspirar nesta plataforma (a partir daqui o custo por interacção vai começar a disparar). 

O resto das redes sociais permanecem desfalecidas. De qualquer forma, o alcance da publicação no crossover das plataformas começa a ficar interessante, com 43.000 contactos por mês.

Há muito por fazer, mas continuo a solo neste projecto pelo que as contigências são óbvias. Resta-me apenas insistir. Como sempre disse, o Contra é um projecto a médio-longo prazo.

Produção de conteúdos:
Artigos publicados: 887
Posts no Blogville: 2.150
Posts no Facebook: + de 1100
Posts no Twitter: 1270
Posts no Instagram: 301
E-letters enviadas: cerca de 260

Audiências:
Audiências ContraCultura: 38.200 visitas no primeiro ano. 4.000 por mês (média do último trimestre)
Audiências Blogville: 74.000 nos últimos doze meses. 3.600 por mês (média trimestral)
Crossover: 114.000 / 7.600

Seguidores:
Seguidores Facebook: 109
Seguidores Twitter: 6.571
Seguidores Instagram: 139
Subscritores e-letter: 165
Crossover: 6.984

Alcance mensal
Twitter - Cerca de 41.000
Facebook - 264
Instagram - cerca de 700
E-letter - 1.815
Crossover: 43.779

Investimento em publicidade:
Google Ads: 260,00 €
Twitter Ads: 600,00 €
Total investido: 860,00 €

 Objectivos até 1 de Setembro 2024:
- Captar redactores em regime de voluntariado;
- Abrir conta no Telegram;
- Publicar um ou outro artigo aos fins de semana.
- Atingir 70.000 visitas por ano, 6.000 por mês.