quinta-feira, outubro 03, 2024

Carregado de razão.

No clip em baixo Glenn Greenwald fala sobre as razões que levaram ao ataque do Irão a Israel, e por muito que me custe defender o regime dos Ayatollahs, a verdade é que ele está carregado de razão. Com o massacre na Faixa de Gaza, o ataque aos pagers do Hezbollah, o assassinato do seu líder, os constantes bombardeamentos no Líbano (que já fizeram cerca de mil mortos entre a população civil) e a anunciada invasão do sul do país, os sionistas tudo fizeram para provocar uma reacção iraniana que, por seu turno, empurra os Estados Unidos para um confronto directo com esta potência regional.

Como já escrevi a este propósito, Netanyahu sabe bem que não pode ganhar esta guerra sozinho (nem na Faixa de Gaza está a conseguir levar de vencida o Hamas) e a estratégia dos últimos meses tem sido a de forçar o Irão a reagir, de forma a envolver o Ocidente numa guerra total no Médio Oriente. E o Ocidente está alegremente a cair na armadilha.

 

A suprema ironia do ataque iraniano é esta: os alvos seleccionados foram exclusivamente militares, por oposição ao que está a fazer o regime sionista, que mata civis a torto e a direito enquanto acusa os islamitas de terrorismo.