terça-feira, outubro 23, 2018

O Princípio da Imersão #02



O Dirt Rally é, no meu entender e não só, o melhor simulador de ralis já feito. Os rapazes da CodeMasters sabem o que fazem e conseguiram superar uma tradição de grandes jogos que já vem dos saudosos tempos do Collin Mcrae.
O que eu não consigo explicar aqui no blog é a sensação incrível e super intensa de conduzir um Grupo B pelos troços deste jogo com a cabeça enfiada no dispositivo VR da PS4.
A tridimensionalidade e a imersão total no ambiente do jogo permitem uma experiência realmente vibrante e assustadora. É por isso natural que os utilizadores se sintam enjoados, nos primeiros momentos de utilização do dispositivo. Eu enjoei. Mas, com o passar das horas, as tonturas e um certo mal estar passam completamente, à medida que o aparelho sensorial se ajusta a esta nova realidade e fica só a sensação triunfante, a sensação visceral, fantasmagórica e meio contra-intuitiva de experimentar um mundo alternativo. De poder acelerar loucamente por estradas de pesadelo, ao volante de máquinas de sonho.
Estou completamente viciado na realidade virtual do Dirt Rally.