Muito a contragosto, e com cautelas várias, a Volkswagen lançou na feira de Frankfurt de 1975 aquele que é o primeiro dos Hot Hatchbacks da história da indústria automóvel. Debitando 108 cavalos e pesando apenas 810 quilos, este é o santo graal dos grande turismos para o operariado. A partir daqui, qualquer pessoa com um ordenado de classe média passou a poder conduzir uma máquina dos diabos. E a utilizar essa máquina para levar os filhos à escola ou os cavalos ao autódromo. Este conceito do Golf GTI sobreviveu até aos tempos de hoje. Eu sou o feliz proprietário de um MK7 que respeita o mesmo civilizado princípio: um carro que anda à brava, mas que podes utilizar como um utilitário normal.
Para além de tudo o resto, o MK1 GTI, no seu desenho rectilíneo e descomprometido, é muita lindo. Ou não é?
Características técnicas aqui.
E um excelente - e cinematograficamente belo - ensaio comparativo GTI MK1 / GTI MK7, da Drive Tribe: