quinta-feira, janeiro 28, 2021

Justiça divina ou justiça popular?


Vai dar no mesmo. Uns milhares de cidadãos de classe média reuniram-se à volta de um chat do Reddit e decidiram comprar milhares de acções da GameStop, um retalhista de videojogos que estava a ser objecto de especulação manhosa por parte da Melvin Capital, uma hedge fund de Wall Street que apostava na destruição da empresa e que por isso tinha investido à grande na baixa cotação das suas acções. Resultado: a cotação das acções da Gamestop começou a subir loucamente (cerca de 300% e isto é que é usar as armas do inimigo contra ele próprio) e em 48 horas os bandidos da Wallstreet perderam biliões de dólares e foram levados à falência. Sim biliões. Isto enquanto o grupo de investidores justiceiros ganhou dinheiro como quem monopoliza o Monopólio. 



Esta história é simplesmente maravilhosa e demonstra inequivocamente como a vontade popular pode fazer sofrer, à séria, as miseráveis elites que temos e fazer uma espécie de divina justiça sobre a ganância e a total ausência de escrúpulos dos vampiros do mercado bolsista.

Os dois bons marretas do Lotus Eaters explicam melhor que eu o que aconteceu num segmento hilariante do seu podcast que recomendo vivamente porque é super divertido.