Já em 2017 tinha registado aqui a confirmação da existência substancial do Cristal do Tempo, uma fase da matéria cristalizada que se manifesta no espaço e no tempo. Pois agora até temos um vídeo, sim um vídeo, deste incrível Cristal. Ei-lo:
Até a equipa de cientistas que criou o cristal e que o filmou não percebe bem como é que o fenómeno acontece, como podemos verificar no paper relativo ao assunto, mas as aplicações do Cristal do Tempo num futuro a médio prazo são alucinantes. Primeiro porque se trata de um fenómeno sub-atómico que apresenta movimento sem consumo de energia, o que, como é óbvio, faz explodir com a termodinâmica toda. Depois, porque é muito provável que as suas propriedades tetra-dimensionais possam ser integradas na computação quântica, potenciando performances que já de si se adivinham brutais.
Mas acima de tudo, este cristal maluco é na verdade a primeira evidência empírica de que a realidade material pactua com quatro dimensões: largura, altura, profundidade e tempo.
Se quiseres saber mais sobre este assunto maravilhoso, caro leitor, gentil leitora, o bom do professor Petrov disserta sobre o assunto com clareza e capacidade de síntese: