domingo, abril 25, 2021

O Síndroma do Balão Meteorológico.

Este genial comentário a um clip que põe em causa a credibilidade dos vídeos do Pentágono sobre UAPs (Unidentified Aerial Phenomena, a nova nomenclatura para Unidentified Flying Objects) é um divertido e pertinaz sinal dos tempos.
Como recentemente aqui referi, o Pentágono é hoje uma instituição de tal forma descredibilizada que inverte completamente os papeis que até aqui preencheram o imaginário popular relativo aos ovnis. Depois de décadas em que as mais delirantes teorias sobre os pequenos homens verdes provinham essencialmente da sociedade civil, e que chocavam directamente com o silêncio e o cepticismo das "autoridades", das instituições militares e da academia; passámos subitamente para a circunstância meio esquizofrénica de ser o Pentágono a promover a desinformação e os cidadãos a travarem, com reticente desconfiança, bom senso e humor, o livre curso dessas locomotivas de propaganda, que ninguém sabe exactamente onde vão parar e que obscuros objectivos levam na viagem.
No meu caso, quanto mais imagens dúbias o Pentágono traz à luz pública, mais reticente fico sobre a sua fidedignidade. E mais desconfiado permaneço sobre a real motivação dessas revelações. Por exemplo: esta pode muito bem ser apenas mais uma estratégia de disseminação do medo junto das populações, de forma a perpetuar o controlo sobre elas, uma vez que o Covid-19 deixe de ter os super poderes que manifestou no último ano.
A ver vamos.