terça-feira, maio 04, 2021

Já não estou assim tão grosso, pois não?

Quando comecei a escrever aqui, no princípio da segunda década deste século, sobre a alta probabilidade de uma guerra civil na América, toda a gente considerou que eu tinha bebido um copo a mais. Talvez porque liam nas minhas palavras, mal, um abrir de trincheiras novecentistas. A Segunda Guerra Civil Americana vai fazer jorrar sangue, sim (já o está a fazer), mas é mais cultural do que bélica e vai necessariamente passar por colapsos económicos, sem os quais não há volição para convulsões mais dramáticas, e pelo desenvolvimento insano de políticas totalitárias por parte da esquerda, que também já sucedem mas que tendem a atingir a insustentabilidade social. 

Seja como for, e se aqui há uns anos a hipótese que levantei parecia influenciada por uma análise desviada pelo excessivo consumo de Famous Grouse, hoje em dia, porém, a probabilidade alta de um conflito civil, desagregador, na América é um assunto mainstream.  Até Ben Shapiro, a cabeça falante mais mainstream das cabeças falantes da direita americana reconhece a inevitabilidade de uma cessação.



Neste clip, o célebre pundit do Daily Wire foca a problemática na irresponsabilidade e no fanatismo da maior parte dos intérpretes mediáticos americanos, mas não é só a imprensa que navega rumo ao icebergue do caos. Políticos radicais, bilionários progressistas, estrelinhas de Hollywwod, instituições de segurança e defesa como a CIA e o FBI e o Pentágono, conselhos de administração de grande parte das maiores empresas americanas, tubarões de Wall Street, Lobistas de Washington, juízes do supremo, procuradores dos grandes centros urbanos, activistas de Portland, programadores de Seatlle, justiceiros sociais de São Francisco, comissários das organizações do desporto profissional, enfim, toda esta multidão aposta hoje, tudo, na destruição do legado constitucional e cultural e histórico da nação, nas políticas de identidade e na revolução neo-marxista, realizada em guerra aberta e declarada contra a classe média americana.

E o problema não é bem a cessação que, se for pacífica, até será uma solução menos má para os cidadãos desta periclitante federação. O problema é que todo o Ocidente vais sofrer barbaramente e declinar acentuadamente com a polarização global que se vai seguir. E só o Partido Comunista Chinês tem a ganhar com uma geografia política dividida pelas duas Américas.

Pensem por exemplo num cenário geo-estratégico em que uma república conservadora dos estados do sul e mais alguns do interior, vai ter como aliados naturais e constantes (sem flutuações derivadas das escolhas do eleitorado), Israel, a Polónia, a Hungria e grande parte dos estados balcânicos, o Japão, a Índia e, muito provavelmente, a Rússia. Por outro lado, a federação de estados progressistas do norte e dos litorais do continente teriam como aliados orgânicos, dentro do mesmo critério de constância, a China, o Canadá e a União Europeia (ou o que restar dela no entretanto, porque a cessação americana vai criar mais tensões na União do que aquelas que já existem). É o fim da Nato. É o fim da velha cooperação atlântica como a entendemos até aqui, é o fim dos equilíbrios globais que permitiram uma relativa paz nos últimos setenta e cinco anos. É o bordel total. A tal crise mãe de todas as crises para a qual os chineses usam um caractere que também significa: oportunidade.