quarta-feira, julho 14, 2021

Nostalgia petrolífera.

Como qualquer petrolhead, adoro tudo o que tem a ver com automobilismo clássico. As eras douradas das corridas em circuitos insanos, com automóveis assassinos e pilotos heróicos tiram-me completamente do sério. E há actualmente uma bela tendência no mundo do sim racing de que sou fã incondicional e cujo expoente máximo é o canal GP Laps, que explora o universo virtual à procura de tudo o que é vintage, dos circuitos míticos aos automóveis lendários, dos grandes prémios históricos aos momentos mais icónicos do automobilismo do paleolítico inferior.

Exemplo paradigmático desta tendência e desse canal, é este clip. A partir de um trabalho de reconstituição meticuloso e monumental, desenvolvido por Fat Alfie, um dos mais aclamados criadores de circuitos e automóveis para o Assetto Corsa, recuamos 80 anos no tempo para umas voltas ao outrora célebre e hoje esquecido autódromo de Bremgarten, na Suíça, solo sagrado das corridas na primeira metade do século XX.



A preocupação com o detalhe é impressionante e o rigor técnico, histórico e topográfico que preside ao projecto parece-me irrepreensível, promovendo um alto nível de imersão. A qualidade da edição e da narrativa introdutória do rapaz do GP Laps ajuda imenso à explosão encantatória e nostálgica que vibra dentro deste vídeo. A corrida que se segue é bastante entretida e, às tantas, estamos de facto a sentir parte da adrenalina que os pilotos sentiam ao competir neste belíssimo circuito.

Um momento de culto para quem partilha comigo esta paixão.