segunda-feira, setembro 20, 2021

Gran Turismo 7: no mercado em março de 2022. Talvez.

A Polyphony lançou um trailer do GT7 que aponta a data de lançamento para 4 de Março do ano que vem. Mas dado o historial de adiamentos dos GT, ninguém pode dizer ao certo quando é que a coisa vai acontecer realmente.

Pelo que é possível ver no trailer, há novidades e há mais do mesmo. Este jogo será menos centrado na competição online, mais próximo do imaginário de edições anteriores em que o modo single player não era tratado como um segmento para atrasados mentais, é verdade, mas os circuitos vão ser os que já existem no GT Sport (com integração de dois ou três percursos ficcionais que fazem parte do legado topográfico do jogo, como o Trial Mountain e High Speed Ring). Em relação aos automóveis percebe-se que vamos ter mais clássicos, e que vai existir, provavelmente, mais espaço para a curadoria de garagem, o tuning e o coleccionismo.

Receio porém que a inteligência artificial no modo "Single Player" não sofra grandes melhorias, o que é um verdadeiro corte de ganza, porque qualquer pessoa que jogue o Gran Turismo com alguma frequência deixa invariavelmente a concorrência virtual a milhas. Os adversários não dão luta. Ponto.

Uma grande novidade vai ser, pelo que se vê neste trailer, a reintrodução de condições climáticas variáveis, que o GT Sport só tinha em alguns circuitos e muito limitadas, bem como a dinâmica do fluir das horas do dia e da noite, experiência que o GT Sport, incrivelmente, não oferecia (escolhias uma hora para uma determinada corrida e esse horário cristalizava durante toda a corrida).

Em relação aos gráficos, a evolução é difícil de discernir. Bem sei que é cada vez menor a margem de manobra para progredir nesta área, mas o simples facto do jogo ser feito para correr na Playstation 4 e na Playstation 5 deixa muito espaço para o pessimismo.

Também não espero grandes alterações na experiência das condições físicas do jogo: a Polyphony já desistiu de competir com marcas como a Assetto Corsa, o Iracing ou o Dirt Rally, no realismo da informação que te chega aos periféricos, tanto no que diz respeito às condições de piso como à manobrabilidade dos automóveis e não creio que isso vá mudar muito porque a empresa liderada por Kazunori Yamauchi continua interessada no mercado generalista, que domina, e não no mercado mais específico dos sim racers.

Em suma: é claro que vou comprar o jogo. É claro que vou passar horas de prazer intenso a jogá-lo. Mas acho sinceramente que o Gran Turismo foi entretanto ultrapassado por outras marcas. E que tem evoluído muito pouco, comparativamente.

É pena. Mas é como é.