Nesta entrevista dada a Chris Matensen, o Professor Mattias Desmet disserta sobre a "Mass Formation Psychosis", a tese da sua autoria que o Dr. Robert Malone trouxe recentemente para o diálogo das grandes audiências no podcast de Joe Rogan.
Mattias Desmet fala sobre o seu trabalho que interconecta episódios históricos passados com os actuais eventos. Os riscos são tão graves quanto a imaginação pode conceber. A menos que pessoas corajosas estejam dispostas a levantar-se e a dizer "não!" a história sugere que podemos muito bem acabar com um resultado totalitário. É um caminho sombrio que leva inevitavelmente a aniquilação cultural e atrocidades em massa.
Mas não tem de ser assim. Podemos fazer melhor. Podemos evitar um futuro de atrocidades e a destruição completa do nosso modo de vida. Infelizmente, aqueles que foram apanhados no evento de Formação de Massas não podem ver as implicações maiores ou mais amplas das suas ações. Estão hipnotizados, o seu campo de visão foi reduzido a um perigo singular, um risco que lhes foi apresentado como a única ameaça que têm de vencer.
Assim, toda a sua atenção é focada nesse sentido. Nada mais importa. Eventualmente, transferem a sua raiva para o inimigo – que hoje é o Covid mas que cairá rapidamente sobre um sujeito mais relacionável. Talvez o vizinho. Talvez os não vacinados. Talvez os imigrantes que estão a roubar os seus empregos, ou aqueles que não estão a levar as alterações climáticas suficientemente a sério.
Com essa transferência, o caminho está traçado para revisitarmos alguns dos períodos mais terríveis e desumanos da história. Estamos lá de novo e a assustadora circunstância exige que façamos o que pudermos para evitar ir mais longe por esse bárbaro trilho de opressão, pobreza e extermínio.