sábado, dezembro 10, 2022

The Twitter Files #10

Mais um lote de ficheiros internos do passarinho azul foram ontem revelados por Matt Taibbi. Estes, relativos à suspensão da conta de Donald Trump, enquanto ainda era Presidente, na sequência dos acontecimentos de 6 de Janeiro de 2021. 

O longo thread de Taibbi está aqui, para quem o quiser explorar.

Estas revelações, como na verdade todas as anteriores, não trazem nada de novo. Quer dizer, nada que os teóricos da conspiração como este vosso criado já não tenham tentado trazer à atenção das suas audiências. Isto não quer dizer que o que Elon Musk, Matta Taibbi e Bari Weiss estão a fazer não seja importante, até porque como todos os métodos científicos, as teorias da conspiração precisam de ser materializadas pelos factos. E os factos são agora públicos e inequívocos, graças à publicação destes ficheiros.

Há porém um momento neste thread de Taibbi que revela um facto que nem os mais ousados teóricos da conspiração poderiam conjecturar: aparantemente, a rapaziada do Twitter estava seriamente empenhada em criar um algoritmo que controlasse em tempo real todas as facetas do discurso de todos os utilizadores desta rede social.

O carácter orwelliano deste projecto, que até os mais altos e qualificados técnicos da empresa levaram a sério, diz muito sobre a mentalidade que vigora em Silicon Valley. E apesar de se tratar obviamente de uma tarefa praticamente impossível de implementar naquele momento específico, isto não quer dizer que a ideia de controlar todas as dimensões da expressão humana na web não seja praticável a curto prazo. Porque a volição fascista está lá. Os recursos financeiros estão lá. E os meios tecnológicos, principalmente os que estão relacionados com as redes neuronais e respectivos sistemas de inteligência artificial, podem garantir o sucesso desta ambição de radical espírito totalitário.