quinta-feira, janeiro 04, 2024

Elogio do "I told you so".

No meio do inferno e do caos dos tempos que correm há cenas que correm bem. Uma delas é a proliferação das vozes dissidentes na web, a sua assertividade e a sua crescente credibilidade, mesmo apesar do complexo industrial de censura, que reina sobre as plataformas tecnológicas de rede social. Mas adiante, porque o caso aqui é este: George Gammon, o guru visionário do canal do YouTube Rebel Capitalist, está há que tempos a anunciar o apocalipse do sistema financeiro mundial, sobretudo com base no frágil balanço dos fundos imobiliários, numa repetição, embora matizada por outras variáveis, da crise de 2008.

A ironia aqui, é que esse descalabro anunciado por Gammon está só agora a chegar ao mainstream dos canais das notícias por cabo norte-americanos e por via de "peritos" que mais não fazem do que repetir os argumentos do youtuber, porque seguem o seu canal. Esta é uma situação que desnuda a evidência: se queres saber o que se passa no mundo, desliga a televisão, esquece a imprensa corporativa e, com critério, escolhe canais independentes na web que, com consistência e honestidade intelectual, te permitem o acesso a informação fidedigna.

Não é difícil. Até porque, muito contra a vontade dos canalhas de Silicon Valley, os algoritmos fazem muito do trabalho por ti.

E assim, podes ter o saboroso prazer, que Gammon torna evidente neste clip, de dizer aos inocentes, aos equivocados, aos desinformados e aos mal-intencionados que forçosamente encontras nas curvas da vida: 

Não digas que não foste avisado, pá.