terça-feira, abril 16, 2024

Tucker Carlson e Doug Wilson: Uma conversa que cai no Blogville como champanhe sobre morangos.

Infelizmente, só posso colocar aqui os primeiros quinze minutos desta entrevista, porque a hora inteira só está disponível para subscritores da plataforma do Tucker. Mas vale mesmo a pensa ouvir Doug Wilson, um dos clérigos cristãos norte-americanos mais lúcidos, articulados e corajosos do panorama actual.

Eis um trecho da entrevista, traduzido à pressa, só para dar uma ideia da profundidade do pensamento do pastor de Moscow, Idaho:

"Se não existe Deus acima do estado, o estado é Deus. O estado torna-se Deus e assume as prerrogativas da divindade. Daí as câmeras em todos os cruzamentos, imitando a omnisciência. A Omnipresença. Big Brother is watching you. Controle da mente. Eles querem controlar absolutamente tudo, a cada pressão da tecla. Eles querem controlar tudo porque aspiram à divindade. A razão pela qual aspiram à divindade é porque não reconhecem nenhum deus acima deles.
(...)
Os primeiros cristãos foram perseguidos não porque adorassem Jesus, mas porque não adoravam César. Toda a questão dos cristãos serem largados aos leões tinha a ver com quem eles não adorava, não com quem eles adoraravam.
(...)
Mas então a pergunta de resposta imediata dos nossos antagonistas seria, ok, se queres ter um Deus acima do estado, qual é o Deus? E isso coloca-nos bem no meio do debate teológico, que é o último lugar no mundo que muitas pessoas querem estar, com certeza. É Alá? É Shiva, o deus da destruição? É o deus unitarista? É o deus cristão? Tu sabes o que é Deus?.
(...)
Os nossos governantes atuais não acreditam em Deus, mas acreditam no diabo, certo? E é pela sua crença no diabo que eles querem ascender à dimensão divina. Eles querem ser como o Altíssimo. Essa foi a tentação inicial. No Jardim. Tu serás Deus. Portanto, os nossos governantes actuais são muito ambiciosos e querem aspirar a esse patamar.

(...)
Confio mais nos cristãos para protegerem a liberdade dos ateus, do que nos ateus para protegerem a liberdade dos cristãos."
(...)
"A nossa doença é radical e é espiritual. Temos uma lepra radical. E os Estados Unidos precisam de se arrepender dos seus pecados, para usar um termo antiquado. Precisamos de nos arrepender de nossos pecados, de nossa arrogância e voltar para Deus. IIsso é o que é necessário. E precisamos de pregadores que estejam dispostos a dizer aos americanos para fazerem isso, a proclamar que isso é o que devemos fazer e que eles não devem fazê-lo nos termos da lei. A lei condena, mas o evangelho liberta. (...) O que Cristo oferece é perdão total e gratuito. Mas não é o que Bonhoeffer chamaria de graça barata. É uma morte, sepultamento e ressurreição radicais. É disso que trata a época da Páscoa. Morte, sepultamento e ressurreição. E a Bíblia nos diz que quando olhamos para Cristo, somos crucificados com fé, somos crucificados com ele, somos sepultados com ele, e ressuscitamos dos mortos com ele, e ascendemos ao céu celestial. Somos feitos participantes da virtude de Cristo em virtude de sua morte, sepultamento e ressurreição. Portanto, a América precisa de Jesus. A América não precisa de virar uma nova página. A América precisa de uma nova vida. E uma nova vida só é dada nos termos de Deus, como a pura graça de Deus."