sexta-feira, maio 03, 2024

Factos que não entram na cabeça dos liberais (ou de certos conservadores que são liberais sem disso terem consciência).

Um dos problemas de uma certa direita, mesmo a que se diz conservadora mas que na verdade é apenas liberal, é que ainda não compreendeu que o capitalismo contemporâneo é um instrumento globalista de empobrecimento dos povos. 

Exemplo claro disto é o preço dos combustíveis. Apesar dos mercados do crude estarem neste momento, e apesar de tudo, a comercializar o barril a preços de 2018, a gasolina está a custar dois euros por litro. Porque os preços ao consumidor sobem em directa proporção das oscilações ascendentes dos mercados, mas nunca descem nessa ordem de grandeza. E é sempre assim. 

A ganância e os impostos, que em Portugal são não mais que um roubo, não justificam, por si só, este fenómeno, que deriva da agenda corporativa das elites. Até porque quanto mais cara é a gasolina, mais dinheiro arrecadam os estados através do furto tributário. Há aqui um claro compadrio entre os estados e as petrolíferas, que por seu lado cartelizam os preços, anulando escandalosamente as regras da concorrência.